CÂNCER DE PRÓSTATA É
RESULTADO
DO TABU CONTRA O
EXAME DE TOQUE
O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo
masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas
apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos
brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12
mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela
Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar
a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU
promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário
nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença
e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais
eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor
masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma
castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função,
juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de
próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto
Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180
novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com
especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no
Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
Na capital fluminense, vias expressas e monumentos fazem
parte da campanha. Segundo a concessionária que administra a via expressa Linha
Amarela, os colaboradores trabalharão com uma fita azul no atendimento aos
usuários. Além disso, a concessionária pede que as pessoas trabalhem de azul em
um dia do mês. Os corredores e computadores serão enfeitados com o tema da
campanha, além da inclusão de um pop-up
no site oficial da empresa.
No dia em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao
Câncer de Próstata – 17 de novembro -, o Cristo Redentor será iluminado de azul
em apoio ao Novembro Azul. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado
pela Vida, Marlene Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a
população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais
frequência.
"Os homens são mais resistentes à ideia de ir
regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já
avançado", destaca Marlene Oliveira.
O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a
partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados,
como familiares e parceiros. Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário