quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SALARIO DE PEÃO PRESSIONA
CUSTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 
O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) subiu 0,7%, em janeiro. Essa taxa é bem superior à alta registrada, em dezembro, quando o índice havia atingido 0,22%. O resultado acumulado em 12 meses indica aumento 8,39%, puxado, principalmente, pela mão de obra que ficou 10,37% mais cara. O custo de materiais, equipamentos e serviços, nesse período, foi corrigido em 6,3%.
O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) abrange o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), um dos três itens que compõem o Índice Geral de Preços (IGP), representando 10% do índice.
Como nos demais componentes do IGP, também é apresentada a versão do INCC para o mercado (INCC-M), que é calculado entre os dias 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência.
O INCC-M informa que, em janeiro, a maior pressão foi exercida pelo resultado do acordo coletivo dos trabalhadores em Belo Horizonte. Mas também reflete o impacto das antecipações salariais em Porto Alegre e do novo valor do salário mínimo nas demais capitais.
O índice relativo a mão de obra passou de 0,21% para 1%, enquanto o de materiais, equipamentos e serviços oscilou em 0,37% ante 0,23%.
Das sete capitais onde é feita a pesquisa, seis apresentaram variações abaixo de 1%. A exceção foi a capital mineira com alta de 4,21% ante 0,04%. Em Salvador, o índice teve alta de 0,54% ante 0,28%; em Brasília passou de -0,05% para 0,12%; em Recife, de 2,29% para 0,22%; no Rio de Janeiro, de 0,21% para 0,18%; em Porto Alegre, de 0,03% para 0,49% e, em São Paulo, de 0,11%para 0,19%. (Marli Moreira – Agência Brasil)

►PROTESTO CONTRA A CEDAE EM CAXIAS
Moradores da Vila Urussaí, 2º Distrito de Duque de Caxias, fizeram uma manifestação nesta quarta (29),  na Rua Presidente Roosevelt, em frente ao Posto Médico Sanitário Vereador Adilson Braga. Eles protestavam contra a falta de água na região há quase um mês. Revoltados, fizeram uma barricada na via principal e atearam fogo.  Policiais do 15º BPM acompanharam de perto toda a movimentação, mas não houve confronto. Os mais exaltados gritavam palavras de ordem contra a Cedae e exigiam a normalização do abastecimento de água.
Levado ao local pela vereadora Fatinha, o assistente  da gerencia da Cedae na Baixada, Robson Paiva, explicou que o transtorno foi ocasionado pela longa. No entanto, Paiva afirmou que irão solucionar o problema de forma emergencial. " (quarta) à noite faremos uma manobra para minimizar o transtorno. A nossa previsão é que no próximo domingo o abastecimento seja todo normalizado", garantiu o representante da Cedae, que ainda marcou uma reunião com os moradores para esta quinta-feira (30), às 9h, no local da ação para saber se o problema foi amenizado.

►PEZÃO MULTADO NOVAMENTE
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) multou, na sessão desta segunda-feira (27), o vice-governador do Estado, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, em R$ 92,8 mil por propaganda antecipada no horário eleitoral partidário do PMDB na TV e no rádio nos dias 2 e 4 de outubro de 2013. O partido perdeu o direito de transmissão de propaganda pelo tempo equivalente a cinco vezes ao da inserção irregular. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
De acordo com o relator do processo, corregedor eleitoral Alexandre Mesquita, Pezão e o governador do Estado, Sérgio Cabral, não poderiam ter citado frases como "É esse o Rio que a gente quer e estamos construindo juntos" e "A gente quer um Rio com cidadania e qualidade de vida". Para o magistrado, "a participação de Luiz Fernando de Souza (Pezão) nas propagandas veiculadas em nenhum momento destina-se a expor o ideário de sua agremiação partidária", configurando "desvirtuamento da propaganda político-partidária". O valor da multa foi fixado tomando-se como base o menor custo de uma propaganda de 30 segundos na TV, equivalente, na época, a R$ 46.411 por inserção.

►CONSELHO COBRA DELEGACIAS EM CAXIAS
A primeira reunião de 2014 do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias, um órgão colegiado de assessorai nas questões envolvendo a sociedade e a violência, será realizado nesta quinta-feira (30) e o principal assunto a ser discutido é a promessa, feita pela Delegada Martha Rocha, que está deixando o cargo para disputar um mandato de deputado, de desativação da 59ª DP-Caxias e a construção da nova sede, ao lado do Fórum do município, no bairro 25 de Agosto. Além da velha DP, cuja carceragem foi desativada em 2013, a Chefe de Polícia também prometera uma sede adequada para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), que funciona em instalações provisórias numa loja na Av. Brigadeiro Lima e Silva, e uma nova sede para a 60ª DP-Campos Elíseos.
A reunião está prevista a sede do 15º Batalhão da PM, na Rua Pedro Correa, na Vila Meriti, a partir das 09,00h, devendo contar com a presença de líderes comunitários e dos quatro delegados titulares de DPs no município e o alto comando do Batalhão da área.

►CONFIANÇA NA INDÚSTRIA RECUA EM JANERIO
O Índice de Confiança da Indústria recuou 0,4% entre dezembro e janeiro, passando de 99,9 para 99,5 pontos, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Essa queda foi puxada pela piora do índice de expectativas, que recuou 1,9%, chegando ao patamar de 98,1 pontos. O índice que mede situação atual avançou 1,2%, para 100,9 pontos, o maior patamar desde julho do ano passado. Quanto ao nível de utilização da capacidade instalada, houve aumento de 0,3 ponto percentual, para 84,6%.
O quesito que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios exerceu a maior influência na alta do índice da situação atual: houve avanço de 3,4% em relação a dezembro, para 106,6 pontos, o maior patamar desde junho de 2013. A proporção de empresas que avaliam a situação dos negócios como boa aumentou de 15,4% para 17,7%, enquanto a parcela das que a avaliam como fraca caiu de 12,3% para 11,1%.
Após três meses em alta, o indicador sobre emprego previsto recuou 5,4% em janeiro, atingindo 104,3 pontos, o nível mais baixo desde setembro do ano passado. Foi registrada diminuição na proporção de empresas prevendo ampliação no total de pessoal ocupado nos três meses seguintes, de 21,9% para 18,1%; e aumento da parcela das que preveem diminuição, de 11,7% para 13,8%. (Fernanda Cruz – Agência Brasil)

►MESTRADO NA UNIGRANRIO
Os desafios intelectuais passam por inserções além da graduação. O Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da Unigranrio (PPLCH) abre as portas de 2014 com inscrições para o curso “Mestrado Acadêmico em Letras e Ciências Humanas”, que obteve aprovação expressiva na Capes. 
Até o dia 5 de fevereiro, 25 alunos terão a oportunidade de ingressar no curso que reúne competência, professores com larga experiência profissional, espírito de equipe e muito sucesso de suas ações. Os professores desse curso têm número significativo de dissertações defendidas, publicações em atividade de diferentes frequências e respostas. Inscrições somente pela internet, através do link https://sga.unigranrio.edu.br/sga/Principal?alias=stricto.
Início do curso: 17 de março de 2014. 

Nenhum comentário: