quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS
SERÁ REABERTO EM JULHO 
O Hospital Duque de Caxias, fechado em janeiro de 2009 por não oferecer segurança aos profissionais de saúde, aos pacientes e visitantes, já tem data para reabrir. Durante o seminário para discutir políticas públicas de saúde, realizado no auditório da Universidade do Grande Rio, nesta quarta-feira (12), o prefeito Alexandre Cardoso anunciou a reabertura parcial do antigo hospital, agora com característica de policlínica, no próximo mês de julho.
O seminário, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, foi organizado para discutir a anemia falciforme e a hipertensão arterial, algumas das doenças mais prevalentes na população negra. Estas enfermidades, junto com políticas públicas de saúde para a raça, além de questões de desigualdades étnico-raciais, foram temas do 1º Seminário de Saúde da População Negra – Desafios e Políticas realizado nesta quarta-feira (12), na Universidade Unigranrio.
Durante todo o dia, o auditório da universidade ficou lotado com a presença de profissionais de saúde, universitários, representantes da sociedade civil, Ongs e grupos afro-culturais que participaram do evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Duque de Caxias (COMSADC).
O prefeito Alexandre Cardoso destacou a importância do seminário, mas procurou ressaltar a importância das políticas de saúde que estão sendo feitas em Duque de Caxias para a melhoria do serviço à população.
“A saúde não é apenas uma questão de assistência médica, e sim, um problema sócio-econômico-educacional. Provocamos uma mudança na qualidade dos serviços. No Hospital Municipal Moacyr do Carmo subimos o atendimento de cinco mil para 15 mil por mês. O Hospital Duque de Caxias é a maior obra que estamos fazemos. Em julho estaremos inaugurando a primeira fase, e em dezembro, a Emergência.
O prefeito acrescentou que seu governo vem fortalecemos o Programa de Saúde da Família (PSF) aumentando a cobertura em 50%. “É muito importante que a população busque os PSFs. É através de exames de pressão ou diabetes, por exemplo, disponíveis nos postos, que pode-se evitar um AVC ou um diabete melito”, destacou o prefeito.
Entre os palestrantes estiveram: Martha Brito (Secretaria Estadual de Saúde – “Perfil da População Negra em Duque de Caxias”); Luciene da Silva Lacerda (UERJ – “A Saúde da População Negra – Desafios e Políticas”); Isabel Nascimento dos Santos (Centro de Referência de Nutrição à Pessoa com Doença Falciforme – “Anemia Falciforme e Doenças Prevalecentes da População Negra”).

►POLÍTICO PRESO PERDE O MANDATO
Por 467 votos a favor e uma abstenção, a Câmara aprovou a cassação do deputado de Roraima Natan Donadon (sem partido). Para que o mandato fosse cassado, era necessário maioria absoluta da Câmara, o que significa um mínimo de 257 votos. Com a cassação, Donadon deixa a vaga de deputado para o suplente, Amir Lando (PMDB-RO), que será efetivado no cargo.
O relator do processo de cassação, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), argumentou que houve quebra de decoro porque Donadon, condenado criminalmente pelo STF a mais de 13 anos de prisão, votou contra sua própria cassação. Araújo disse ainda que o deputado maculou a imagem da Câmara dos Deputados ao ter sido algemado e transportado da Penitenciária da Papuda em um camburão. "O fato de ter saído preso e algemado colocou a Câmara em situação vexatória. Não podemos ter um colega deputado cumprindo pena em transitado e julgado", disse Araújo.
Donadon chegou a falar com jornalistas e disse que se sente injustiçado. "Numa situação que sei que o voto é aberto, a convicção da inocência é o que me fez vir aqui". A defesa de Donadon foi feita por seu advogado, Michel Saliba, que pediu a suspensão da cassação com o argumento de que o deputado estaria sendo julgado duas vezes pelo mesmo delito.

►TESTE OBRIGATÓRIO EM COLETA DE SANGUE
A partir desta quinta-feira (13), é obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (Nat) em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue públicos e privados do país. O kit Nat já era oferecido em 100% dos bancos públicos brasileiros e agiliza a identificação dos vírus HIV e da hepatite C no sangue de doadores.
O exame reduz em média de 35 para 12 dias a janela imunológica – tempo em que o vírus permanece indetectável – no caso da hepatite C e de 22 dias para dez dias, no caso do HIV.  Para o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dimas Tadeu Covas, é importante que os órgãos responsáveis garantam a aplicação do teste em todo sangue a ser usado em transfusões.
“Agora a Vigilância Sanitária, por meios dos órgão municipais, deve observar essa necessidade. Não seria admissível haver sangue com e sangue sem Nat, após essa portaria. Quem não respeitar a normativa estará fora da lei”, disse o médico. 
Para Covas, o próximo passo agora é que Nat inclua também o vírus HBV, da hepatite B, doença transmissível por relações sexuais, contato com sangue e materiais cortantes infectados.
“A ABHH luta há mais de dez anos para que essa medida fosse implementada, então é um enorme avanço para a segurança transfusional no país. Mas continuamos lutando para que o Nat seja ampliado para incluir a hepatite B, que é tão importante quanto a hepatite C”.

►ÁGUA EM GARRAFÃO TARÁ CONTROLE NO RJ
O engarrafamento de água mineral em galões passará por regulamentação no estado. A Assembleia Legislativa do Rio derrubou, nesta terça-feira (11), o veto total do governador Sérgio Cabral ao projeto 913-A/07, que cria normas para oferta de galões de dez a 20 litros no estado. De acordo com o texto, assinado pela deputada Inês Pandeló (PT), a comercialização em vasilhames retornáveis só poderá ser feita em embalagem serigrafada com a marca da fonte e o registro no Departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ) e no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Sem essas informações, o comércio será proibido.
“Há muita preocupação com a qualidade da água, e o projeto é a garantia dessa qualidade”, disse a autora da proposta. A lei resultante da derrubada do veto será publicada nos próximos dias.
O texto também proíbe a comercialização em vasilhame retornável com determinada marca e envasada por outra mineradora e veda a distribuição de em recipiente com mais de 3 (três) anos, contados a partir da data de fabricação do vasilhame. As sanções em caso de descumprimento vão desde a apreensão da mercadoria, passando pela aplicação de multa de 5.000 UFIRs e até interdição do estabelecimento.

►PROCON DESTRÓI 537 KG DE ALIMENTOS
A Secretaria estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, deu sequência à Operação Secos e Molhados nesta terça-feira (11). O objetivo foi fiscalizar supermercados nos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, além do bairro da Pavuna no Rio. Dos 10 estabelecimentos fiscalizados, nove foram autuados e serão multados. Ao todo, foram recolhidos e inutilizados 534kg e 732g de alimentos impróprios para o consumo.
Somente no Super Market da Avenida Sargento de Milícias, na Pavuna, os agentes encontraram 212kg de produtos sem informação quanto ao prazo de validade, tais como doce de leite, linguiça, costela, lombo, acém, pé e pescoço de galinha. Além de 15kg de carne previamente moída exposta à venda, o que é proibido pela Lei Estadual 6538/83 e a Lei Municipal 6235/86.
Também foram constatados problemas com o armazenamento dos alimentos, limpeza dos estabelecimentos e revalidação dos produtos após a abertura da embalagem. No Extra da Rua Rocha Carvalho, em Belford Roxo, os agentes recolheram 9kg de salsichão de frango vencidos e que estavam em processo de revalidação para venda. Tanto no Extra, de São João de Meriti, quanto no Supermercado Bergs, de Belford Roxo, depois do alimento aberto o prazo de validade era estendido para até dez dias apesar da recomendação do fabricante ser de apenas cinco dias.

►POLICIA VAI CONTROLAR MONITORAMENTO 
A Assembleia Legislativa do Rio derrubou, nesta terça-feira (11), o veto total do governador Sérgio Cabral ao projeto de lei 1.125 /11, de autoria do deputado Paulo Ramos (PSol), que dispõe sobre os critérios para instalação de sistemas de monitoração e gravação eletrônica de imagem de locais públicos. Pelo texto, tal procedimento deve ocorrer mediante comunicação à Secretaria de Estado de Segurança, com detalhamento da localização das câmeras, área de abrangência e capacidade de atuação. A lei resultante da derrubada do veto deve ser publicada nos próximos dias.
Os equipamentos também devem permitir a gravação simultânea e ininterrupta das imagens com qualidade, além da manutenção dos arquivos de imagens geradas, obrigatoriamente, por até 60 dias. As cópias deverão ser fornecidas aos órgãos de segurança do estado.
“Há uma dificuldade na apuração de crimes em identificar e localizar as áreas que estavam cobertas por câmeras de segurança. Um projeto simples, que vai prevenir e contribuir com a investigação policial”, disse o deputado

►MP VAI DENUNCIAR FOGUETEIROS
A promotora Cláudia Condack pretende denunciar até o final da próxima semana os dois suspeitos de ter jogado o rojão contra o cinegrafista Santiago Andrade. Ela espera receber nos próximos dias o inquérito finalizado pelo delegado Maurício Luciano, titular da 17ª Delegacia de Polícia.
“Há um conjunto probatório suficiente para sustentar a tipificação dada pelo delegado de polícia, que seria o homicídio com dolo eventual”, disse a promotora, que ressaltou ainda não ter em mãos o inquérito e que suas impressões eram baseadas nas informações veiculadas até o momento.
A promotora disse que espera liberar a denúncia em até cinco dias, depois de receber o inquérito concluído, e acredita que “no máximo até o final da semana que vem a denúncia será oferecida à Justiça”.
O dolo eventual, segundo a promotora, é um meio-termo entre o crime culposo e o doloso. Caio Silva de Souza e Fábio Raposo estão presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em unidades diferentes. (Com Vladimir Platonow - Agência Brasil)

► TRIBUNAL DO RIO REALIZA 79% DE ACORDOS
O Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio alcançou 79% de acordos na última sexta-feira (7) com a realização de mutirão de conciliação de 303 processos da Light, do Banco do Brasil, Itaú e Vivo. Os acordos atingiram o valor de R$ 307.974,76.
Realizadas sempre às sextas-feiras, as audiências do Centro de Permanente de Conciliação marcadas para esta sexta (14), terão como réus as empresas de telefonia TIM e Telemar. As audiências de conciliação, instrução e julgamento são realizadas das 10h às 18h30. O Centro de Conciliação do TJRJ funciona no 1º andar, corredor D, do Fórum Central.

►DOMINGO TEM SHOW DE BIRA DA VILA
O cantor e compositor Bira da Via, nascido na Vila São Luiz, em Duque de Caxias, está completando 15 anos de carreira e se apresenta neste domingo (16), às 19:00hs. Na Sala Baden Powel (Copacabana) com o show “15 anos do Meu Samba”. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10 (meia). Censura livre.
Na lista de parceiros e padrinhos, Bira relaciona, entre outros, Fidelis Marques, Luiz Carlos da Vila, Serginho Meriti e Elias da Grande Rio
Nos próximos dias, Bira da Vila vai anunciar a data em que se apresentará para os fãs da Baixada Fluminense. Será num espaço em Duque de Caxias, possivelmente no Teatro Raul Cortez, que tem palco reversível, de maneira a que o povo reunido na Praça do Pacificador possa ver o seu ídolo.


Nenhum comentário: