domingo, 13 de outubro de 2013

BLOCO VAI ABRIGAR BIBLIOTECA
DESATIVADA POR SÉRGIO CABRAL
Por questões políticas ou de caráter pessoal, a coordenação da Agência Metropolitana V, responsável pela coordenação das rede estadual no município, interditou em março o projeto de inserção social que a Ong Guadá vinha realizado há mais de 20 anos na Escola Estadual Guadalajara, no bairro Olavo Bilac, uma das mais de 50 escolas estaduais construídas no município no primeiro Governo Moacyr do Carmo (1967-1971), em parceria com o governador Jeremias Fontes. O projeto já alcançava outras 18 escolas da região. Além de lacrar as duas salas ocupadas pela Ong e proibir o acesso dos professores do projeto, a coordenação da Agência V destruiu a biblioteca, formado ao longo de duas décadas pela dedicação de professores e dos pais de alunos.
Até uma manifestação na Praça do Olavo Bilac foi organizada para levantar fundos e livros para recompor a biblioteca. Graças ao apoio de uma multinacional, que sempre ajudou o projeto, o acervo já foi praticamente restaurado e, o que é melhor, o Bloco Carnavalesco Império do Gramacho abriu as portas da sua sede para abrigar a Biblioteca. Assim, de mãos dadas com alunos, professores e pais a biblioteca será reaberta até o final do mês. Para professores e pais, o único crime cometido pela Escola Guadalajara – imperdoável aos olhos dos burocratas que comandam a Secretaria de Educação do Estado – foi o de ser premiada pela Unesco no Governo Lula como uma das 14 melhores escolas do País pela qualidade do ensino e a participação da escola no desenvolvimento da comunidade.
Mais uma vez, a união de professores, alunos, pais e amigos da Escola Guadalajara venceram o preconceito e a burocracia que atrapalha a Educação em nosso Pais, onde quase 14 milhões continuam analfabetos.

Nenhum comentário: