quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROCON APREENDE MAIS DE 1,4
 TONELADA DE ALIMENTOS 
O Procon-RJ, recolheu nesta terça-feira (15), 1,42 tonelada de produtos vencidos das prateleiras de sete filiais do supermercado Guanabara, em mais uma ação da operação Secos e Molhados. A equipe de fiscais também retirou das unidades 94kg de alimentos que não tinham data de validade e 44kg de carne previamente moída, o que contraria o Decreto Estadual 6538/83 /86, segundo o qual a carne só pode ser moída na hora da compra e na presença do consumidor. O material recolhido foi inutilizado e descartado. Todas as unidades vistoriadas apresentaram irregularidades, foram autuadas e serão multadas.
Somente na filial de Realengo, localizada na Estrada da Água Branca, os agentes do Procon-RJ encontraram: 356kg de queijos, 192kg de linguiça, além de suíno, bacon, salsicha e mortadela fora da validade. No estabelecimento também havia 12kg de carne previamente moída. Em função da grande quantidade de alimentos apreendidos só nessa loja, os autos serão encaminhados pelo Procon-RJ à Delegacia do Consumidor (Decon) para a abertura de inquérito.
"Se continuar assim vamos precisar construir um aterro sanitário só para depositar o que estamos recolhendo em nossas operações", comentou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.
Outra filial com grande quantidade de produtos fora da validade foi a de Engenho de Dentro, na Rua Adolfo Bergamini. No estabelecimento, os fiscais encontraram 218kg de alimentos vencidos, tais como presunto, lombo canadense, mortadela, queijos e massa de pastel. No supermercado também foram recolhidos 11kg de frios, coco ralado e massa de pastel sem informação da data de validade. A Operação Secos e Molhados, iniciada em julho, não tem data para acabar.

Nenhum comentário: