segunda-feira, 24 de março de 2014

TROPAS FEDERAIS FICAM NO
RIO ATÉ A COPA DO MUNDO 
O governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira (24) que Tropas Militares ocuparão o Complexo da Maré. A decisão foi tomada durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O encontrou foi realizado para determinar as ações das Forças Federais após os ataques a policiais e bases da Polícia Militar em comunidades pacificadas. A previsão do Governo do Estado é instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local no segundo semestre. 
Cabral havia solicitado o apoio do Governo Federal em reunião realizada na sexta-feira (21), no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro desta segunda-feira, ficou estipulado que a operação, denominada Garantia da Lei e da Ordem (GLO), fará a ocupação do Complexo da Maré, localizado entre as principais vias expressas do Rio de Janeiro. – Solicitamos a GLO para o Complexo da Maré. A decisão está tomada. É um avanço na Segurança Pública, uma garantia no ir e vir, pois é uma área localizada entre as linhas Amarela e Vermelha, a Avenida Brasil e as futuras instalações da Transcarioca. A diferença para o que aconteceu no Complexo do Alemão é que essas comunidades não faziam parte das ações de pacificação em 2011. Agora é diferente, o Complexo da Maré está nas ações de pacificação para o segundo semestre deste ano: primeiro com as Forças Federais e, depois da Copa do Mundo, com a Polícia Pacificadora – afirmou o governador.
O ministro José Eduardo Cardozo explicou a atuação das Forças Federais e disse que a ocupação será mantida o tempo que for necessário.
– As Forças Armadas só podem exercer atividades de Segurança Pública, segundo a Constituição Federal, em dois momentos: em região de fronteira e quando for necessário a GLO. Neste caso, é preciso que haja solicitação do Governo do Estado e tenha autorização da Presidência da República – explicou o ministro da Justiça.
– As equipes do Comando Militar do Leste, junto com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, se encontram ainda em reunião para as questões técnicas – disse o governador Sérgio Cabral.

Nenhum comentário: