domingo, 23 de março de 2014

XERÉM PARTICIPARÁ DOS 40  
ANOS DO ALFA ROMEO 2300  
Os 40 anos de lançamento do modelo Alfa Romeo 2300 – o “primeiro automóvel de luxo importado feito no Brasil”, como destacava a propaganda da montadora italiana que comandava a FNM, em Xerém, quatro distrito de Duque de Caxias – será comemorado em grande estilo com uma caravana de apaixonados pelo “bólido” que  chegava a 170 quilômetros por hora.
Muitas revistas italianas da época retratavam o carro como um novo Alfa Romeo, mas poucos sabiam que seria um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Em março de 1974, a FNM apresentava a Alfa Romeo 2300, um carro totalmente novo, com linhas mais sóbrias, sem deixar de lado sua vocação esportiva. O motor, de 2.310 cm3, 4 cilindros, era uma evolução do motor do Alfa 2150 brasileiro. Além disso, seu nome evocava um dos mais famosos Alfas do passado, o Alfa 8C 2300 dos anos 30. Esse motor debitava 140 cv e levava o carro à máxima de 170 Km/h e aceleração de 0-100Km/h em apenas 11,7 segundos, marcas empolgantes para um modelo que não tinha pretensões de ser um veículo com
O ponto de partida da caravana de fanáticos pelo Alfa 2300 foi dado em São Paulo, neste sábado (22).  Serão 2300 Km de pura diversão e aventura para os apaixonados por uma das mais belas macchinas Alfa Romeo. O carro oficial do evento será um Alfa Romeo 2300 1974, original, servindo também de batedor. A concentração foi no estádio do Pacaembu, em São Paulo, ponto tradicional dos encontros do Alfa Romeo BR, com  destino a Curitiba. A partir daí, a caravana seguiu para São José do Campos (SP),  passando por Angra dos Reis e Parati em direção a Petropolis, onde deverão chegar na noite desta segunda-feira (24), onde os participantes da caravana pernoitarão
Na manhã desta terça-feira (25), a caravana descerá a serra em direção a Xerém, onde eram fabricados os Alfas mais famosos do País. Esse dia será dedicado a visitas à antiga fábrica da FNM, hoje ocupada pela Ciferal, a Vila dos Engenheiro e o Cinema Fnm. À noite, jantar com os ex-funcionários da fábrica e visita ao Mirante na subida da serra, de onde os caravaneiros poderão ver a fábrica ao longe. 
Na quarta (26), a turma volta à estrada para seguir até Betim, sede da Fiat, que comprou a Alfa Romeo na Itália. O passeio deve terminar no próximo sábado (28), em São Paulo, passando antes por Belo Horizonte
Em 2013, a festa foi em torno do famoso caminhão FNM, que ganhou o carinhoso apelido de "João Bobo",considerado o rei das estradas enlameadas do País

►ARRUDA CONTINUA INELEGÍVEL
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve sentença, proferida em fevereiro, que condenou o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o ex-secretário de Esportes e Lazer do DF Agnaldo Silva de Oliveira, por improbidade administrativa.
A 1ª Vara da Fazenda Pública rejeitou recursos apresentados pelos condenados por entender que não houve contradição ou omissão na sentença. Com a decisão, Arruda e o ex-secretário continuam condenados a pagar multa, à perda dos direitos políticos e à proibição de contratarem com o Poder Público.
A decisão foi proferida em ação civil pública de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que denunciou que a contratação de um amistoso entre as seleções de futebol do Brasil e de Portugal em 19 de novembro de 2008 não obedeceu aos trâmites legais. 
Segundo a sentença da 1ª Vara de Fazenda Pública, Arruda teve os direitos políticos suspensos por quatro anos e Oliveira por três anos, a contar da data do trânsito em julgado. Os dois deverão pagar multa no valor equivalente a 50 vezes o salário que recebiam na época.

►SUDESTE CONTINUA DEPENDENTE DE S. PEDRO
Segundo o Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação, divulgado na sexta (21) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), está prevista a passagem de uma frente fria pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas de intensidade moderada, o que ocasionará apenas chuvas fracas e moderadas nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha, Parnaíba e São Francisco.
Com isso, a situação dos reservatórios não deverá sofrer modificações significativas em relação a de quinta-feira (20), quando os níveis estavam em 35,32% no Subsistema Sudeste/Centro Oeste, 40,98% no Sul e 41,88% no Nordeste. A situação mais favorável continua sendo a da Região Norte do país, onde o nível dos reservatórios vem se mantendo acima dos 80%. Na sexta, era 83,51%.
Em contrapartida, as previsões do ONS são que a demanda por energia elétrica crescerá em março, em relação a igual mês do ano passado, 4,8% no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, principalmente porque há a expectativa de que a carga do setor industrial seja superior ao verificado nesse mesmo mês de 2013.
A maior taxa real de expansão de carga, no entanto, está prevista para o Sul, onde a demanda deverá crescer 6,9%, principalmente em razão da continuidade do bom desempenho das atividades econômicas da região. Mas também em função da pouca demanda do mesmo período de 2013 em razão da ocorrência de baixas temperaturas, atípicas para aquela época do ano.
No Subsistema Norte, há previsão de alta de 23,3% em relação a março do ano passado. O ONS atribui o aumento à entrada de Manaus no Sistema Interligado Nacional (SIN). Retirando o efeito dessa interligação, a carga apresenta previsão de fechar o mês com crescimento de apenas 0,8%.
Já o Subsistema Nordeste deverá registrar expansão da demanda de 2,1%, a menor observada no ano, em parte em consequência do elevado crescimento da carga em março do ano passado, como decorrência das altas temperaturas e do prolongamento do tempo seco. (Agência Brasil)

►EX DIRETOR DA PETROBRÁS CONTINUA PRESO
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, negou pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso quinta-feira (20) pela Polícia Federal.  Costa é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava dinheiro em seis estados e no Distrito Federal, desarticulada no início desta semana na Operação Lava Jato, e pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões.
Na segunda-feira (17), a Polícia Federal cumpriu 24 mandados de prisão e 15 de condução coercitiva, além de 81 mandados de busca e apreensão em 17 cidades. Cerca de 400 policiais participaram da operação. A organização contava com quatro grupos que tinham à frente doleiros que lucravam com câmbio paralelo ilegal, mas também praticavam crimes como tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes e corrupção de agentes públicos. O ex diretor está em uma prisão federal no Paraná

►GOVERNO DEMITE DIRETOR DA BR DISTRIBUIDORA
O Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora), subsidiária da Petrobras para a área de distribuição de combustíveis, aprovou hoje (21) a destituição do diretor Financeiro da empresa, Nestor Cerveró, envolvido na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, em 2006.
Em nota, a Petrobras informou que o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, vai acumular interinamente as atividades da diretoria.
Nestor Cerveró, que era diretor da Área Internacional da Petrobras quando houve a aquisição da refinaria texana, foi o responsável pelo parecer técnico que levou o Conselho de Administração da estatal a aprovar a compra de 50% da Refinaria de Pasadena.
A compra da refinaria está sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas da União, Ministério Público e Congresso Nacional por suspeita de superfaturamento e evasão de divisas.

►SUSPEIÇÃO TIRA LEITE DO MERCADO
O Procon estadual, instalou sexta-feira (21) processo administrativo para suspender a venda do leite Elegê em todo o estado do Rio, tanto em sua fórmula integral, quanto desnatado e semidesnatado. Além do Elegê, o Procon Estadual também suspendeu a venda dos leites Líder e Parmalat em todo o estado do Rio
Fiscais do Procon estiveram durante todo o dia em supermercados da região metropolitana – Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti – para entregar o auto de instauração do processo diretamente aos gerentes dos estabelecimentos. Nele, os gerentes ficam responsáveis por informar a todas as lojas da rede de supermercados em que trabalham sobre a proibição da venda do produto, e os estabelecimentos deverão receber de volta, dos consumidores, as embalagens do leite Elegê vendido, devolvendo, em dinheiro, o valor pago.
“A fiscalização também irá recolher amostras de cada lote do leite Elegê  à venda para serem analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen-RJ)”, diz a nota.
As três marcas de leite retiradas das prateleiras ficará guardado nos próprios supermercados, e a venda permanecerá suspensa pelo menos até sair o resultado dos exames. Os estabelecimentos que não acatarem a determinação serão multados.
De acordo com o processo do Procon estadual, a Brasil Foods, empresa detentora da marca Elegê, também deverá examinar as amostras de todos os lotes do leite à venda. O teste deve ser feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em amostras recolhidas após a instalação do processo.
Tanto a Brasil Foods, empresa detentora da marca Elegê, quanto a LBR, responsável pelas marcas Líder e Parmalat, já foram notificadas sobre os processos e deverão realizar exames de amostras de todos os lotes de seus produtos que estiverem à venda no estado. O teste deverá ser realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com amostras recolhidas após a instauração destes processos. Somente após a apresentação desses exames, atestando a qualidade dos produtos, eles poderão voltar a ser comercializados no Rio de Janeiro.

►MARINA CONDENA SANGRIA NO PARAÍBA
A ex Ministra do Meio Ambiente do Governo Lula e aliada do ainda governador de Pernambuco, l Eduardo Campos (PSB), resolveu entrar no debate que colocou em campos opostos o governador Geraldo Alckmim, de São Paulo, e Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro. O pretexto na nova briga Rio-São Paulo, velhos adversários nos campos de futebol, é um velho projeto da Sabesp, que visa desviar água do rio Jaguari, afluente do Paraíba do Sul no trecho paulista, para reforçar o sistema Cantareira, que abastece a capital paulistana e os municípios vizinhos.
Em seu pronunciamento, Marina Silva, garante que não há falta de água (em S. Paulo), mas, sim incapacidade técnica do governo paulista para encontrar outras alternativas, como a capitação de água de outros rios no entorno da capital paulista.
Marina também cita as cheia no Norte e fala da evidente escassez no Sudeste. “Aí se revela o atraso da gestão pública, no limite da irresponsabilidade. Chega a ser ironia que o problema maior esteja em São Paulo, Estado que foi exemplar nos anos 90, quando o Brasil definiu avançados marcos regulatórios para gestão das águas”.
Segundo Marina, a situação decorre mais por falta de capacidade técnica de fazer e executar projetos do que por falta de recursos. “Falta uma clara definição de responsabilidades entre União, Estados e municípios. Há excessiva burocracia para obter financiamento”

►PARAÍBA NÃO SUPORTA NOVA SANGRIA
A ex presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Marilene Ramos, não demonstra simpatia pela ideia de fazer do rio, que abastece SP, MG e RJ, fonte de água dos dois maiores centros urbanos do País. Também ex presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) do Rio, ela afirma que há municípios paulistas banhados no Vale do Paraíba do Sul, que já sofrem com escassez, a exemplo de Taubaté. E lembra que boa parte das águas do Paraíba do Sul já é transposta para o Rio Guandu, que, por sua vez, abastece 9 milhões de pessoas. Outros 5 milhões de usuários das águas do Paraíba do Sul encontram-se nos municípios banhados pelo rio, que faz um percurso de 1,137 km de extensão pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A quantidade de água do Paraíba do Sul destinada ao sistema Guandu é da ordem de 160 m³, de acordo com a disponibilidade do Rio Paraíba, segundo Marilene, mas dificilmente a Cedae consegue captar esse limite devido à fala de chuvas na região. Em condições normais, a vazão total do rio, segundo ela, é de 250 m³ por segundo. Além de ser a maior fonte de água do estado, abastecendo mais de 80% da população, o rio também gera eletricidade para a distribuidora Light.
Indagado se os estudos de São Paulo contemplam o uso de 20 m³ por segundo do Paraíba do Sul, conforme rumores, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento de São Paulo, Rogério Menezes, não confirma a informação.
 “A preocupação do governo é ter absoluta certeza de que não vai faltar água”, diz o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento de São Paulo, Rogério Menezes.
“Não temos pressa, estamos analisando isso com muito cuidado. O estado de São Paulo vai considerar que o Rio Paraíba do Sul já abastece o Rio”, acrescenta ele.
O presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio, Wagner Victer, avalia que o estudo de São Paulo sobre o Rio Paraíba do Sul ainda vai “dar pano para manga”. “Isso terá que ser muito bem discutido; é uma questão muito delicada e polêmica”, avalia. (Fonte: Tratamento de Água)

►PESCADORES DE CAXIAS TERÃO A SUA COLONIA
Durante a inauguração do escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pe

sca (Sedrap), o representante dos pescadores de Duque de Caxias, Carlos Cândido Dias, ao falar da importância da chegada do escritório regional, revelou que está em fase adiantada a organização da Colônia de Pesca que irá reorganizar o trabalho dos pescadores do município. 
- Estamos em processo de implantação de uma colônia de pescadores, e a chegada da Fiperj será fundamental. Nossa categoria estava esquecida, mas com a inauguração desse escritório teremos orientações para saber a direção a tomar, trabalhando dentro da legalidade. Nós também estamos dispostos a somar esforços junto à Fundação.
Na cerimônia de inauguração do Escriório da Fiperj, o prefeito Alexandre Cardoso falou do atendimento que a unidade de seu município prestará à cidade do Rio de Janeiro
 O escritório foi o terceiro dos sete que a Sedrap vai implantar até o fim do mês, graças à ampliação do quadro da Fiperj. São 33 extensionistas (assistentes técnicos), dez técnicos de recursos pesqueiros e sete pesquisadores aprovados no concurso de 2012.
Outra a comemorar a unidade foi a pescadora Arlene Raimundo Marques, que vive da pesca com o marido. 
- Trabalhamos na pesca há 19 anos, mas aconteceu de nós dois ficarmos doentes juntos.  Tivemos de dar uma parada e não sabemos o que fazer. O escritório só vem a somar, pois vamos ter onde buscar orientação e entendermos de nossos direitos. Muito bom, porque a classe estava completamente abandonada.
 À frente da Sedrap, o secretário de estado Felipe Peixoto destaca os benefícios que a ampliação trará para a assistência prestada a pescadores e produtores, como a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que permite que os pescadores tenham acesso às políticas públicas do Governo Federal, e investir no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). São pequenas ações que permitem essas pessoas mudar de vida. Não adianta ter equipamento e sede, se não for para dar assistência e contribuir para melhorar a vida de todos os pescadores e aquicultores daqui - alertou Felipe Peixoto. 

► DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE
 A secretaria de Saúde de Duque de Caxias promove nesta segunda-feira (24), a partir das 8 horas, na Praça da Constituição, em Imbariê, no terceiro distrito, uma série de ações marcando o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Serão montadas tendas para atendimento aos moradores da região, que poderão se consultar, teste para verificação de contaminação, verificação da pressão arterial e do nível de glicose, além de receber informações sobre a doença, cuidados e tratamento.

►UNIGRANRIO LANÇA NOVO PROJETO
Na próxima quarta-feira (26), às 11 horas, a Unigranrio lança o projeto ‘Diálogos da Unigranrio’, na plataforma de livros eletrônicos gratuitos, cujos e-books poderão ser baixados no portal da Editora Pontocom. Esta ideia pioneira, coordenada pelo historiador José Carlos Sebe Bom Meihy (professor do mestrado de Letras e Ciências Humanas da Unigranrio e ex-professor da USP), dá origem ao tema Vida e Ciência.
José Israel Vargas (ex ministro de Ciência e Tecnologia e membro da Academia Brasileira de Ciências) participa da palestra “Sustentabilidade, inovação e desenvolvimento: modelagem matemática simples”, durante premiação dos melhores trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio (ICT), além de marcar presença ao lançamento do e-book em sua homenagem.  A Editora Pontocom distribuirá 200 CDs sobre este primeiro documento. 



Nenhum comentário: