sexta-feira, 21 de março de 2014

MINISTRO DO TCU DESMENTE
DILMA NO CASO "PASADENA"
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge contrariou a versão da presidente Dilma Rousseff sobre sua participação na decisão de compra de Pasadena pela Petrobras, em 2006. Ele foi indicado ao cargo em 2008, após pressão do então líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), em acordo com os governistas que permitiu a aprovação da inclusão da Venezuela no Mercosul. Hoje é relator do processo sobre a polêmica compra da refinaria no TCU.
Em entrevista ao G1, ele afirma que o Conselho de Administração da Petrobras tinha acesso a informações completas antes de decidir sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Uma das cláusulas determinava que, em caso de arrependimento, a Petrobrás deveria comprar os outros 50% da Astra Oil pelo mesmo valor pago de US S 360 milhões de dólares. Como a estatal não concordou em cumprir tal cláusula, acabou condenada por uma corte arbitral nos EE. UU., e pagando quase US $ 1,2 bilh~~ao de dólares por uma refinaria obsoleta, que havia sido vendida para a belga Astra Oil por apenas US 42,5 milhões de dólares pelos fundadores da empresa, em 2005. O objetivo da Petrobrás, com essa desastrada compra, era fixar a sua bandeira em postos de combustíveis no Texas, a principal província petrolífera dos EE.UU..
Em nota, a presidente Dilma Rousseff disse que, na época em que era presidente do conselho da estatal, tinha concordado com a compra porque se baseou em um parecer técnico "falho".
Ele sugere que a presidente teria lido apenas um resumo das informações, em vez do relatório completo.

Nenhum comentário: