quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CAXIAS GANHA O 1º AMBULATÓRIO
DE ANTICOAGULAÇÃO DA BAIXADA 
Agilizar e descentralizar o atendimento médico de pacientes cardiovasculares de Caxias e de municípios vizinhos estão entre os objetivos principais do 1º Ambulatório Avançado de Anticoagulação da Baixada Fluminense, inaugurado nesta terça-feira (26), pelo prefeito Alexandre Cardoso, no Hospital Municipal Moacyr do Carmo. A iniciativa é decorrente de um convênio de cooperação técnica firmado entre o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Consórcio Intermunicipal de
Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) e a Prefeitura.
Desta forma, pacientes do instituto evitarão o deslocamento para a Zona Sul do Rio de Janeiro, onde funciona o INC, para realizar exames e retirar medicamentos coagulantes.
“Este ambulatório não é simplesmente uma parceria, é um exemplo para o Brasil. Não é justo que pessoas gastem cerca de quatro horas (ida e volta) para se deslocarem da Baixada ao Rio de Janeiro para a realização de um atendimento. Este modelo de ambulatório não é só para Caxias, e sim para o país. Significa a descentralização do serviço. É importante que a pessoa tenha os serviços fundamentais (saúde, educação e esporte) perto de casa”, disse Alexandre Cardoso, ressaltando ainda os avanços sociais do país que permitiram aos brasileiros menos favorecidos financeiramente ter acesso a uma série de serviços, que anteriormente, não tinham, como automóveis e moradia própria.
Atualmente cerca de 1.400 pessoas oriundas dos municípios da Baixada Fluminense se deslocam até o INC, representando 70% do atendimento do instituto nesta área da cardiologia. Esta foi à primeira ação do Programa CARDIOREDES do INC para a implementação da Rede de Atenção Cardiovascular da Baixada Fluminense.
“Teremos uma parceria na área de hemodinâmica e seremos um polo de atendimento cardiológico de alta e média complexidade com a chancela do Governo do Estado, além do apoio da universidade da nossa cidade (Unigranrio), para que Caxias tenha o serviço de saúde com a qualidade que os moradores merecem”, afirmou o secretário de Saúde, Camilo Junqueira.
Para a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, essa conquista é fruto de uma parceria exitosa entre os entes envolvidos.
“Após reuniões com os gestores de todos os municípios, Duque de Caxias foi escolhido para ser o primeiro polo de referência para atendimento aos pacientes cardiovasculares na Baixada Fluminense, e a inauguração deste ambulatório é apenas o primeiro passo. Muitos outros serviços serão implantados e contamos com o empenho do município”, explicou.
Para manter o alto padrão de qualidade no atendimento, a equipe que atuará no Moacyr do Carmo foi capacitada e qualificada. Equipamentos e insumos serão repassados pelo instituto. Um computador e um software foram instalados no novo ambulatório. Os dados dos pacientes serão informatizados e repassados ao INC mensalmente para avaliação.
Segundo o diretor geral do INC, José Leôncio de Andrade Feitosa, é uma enorme satisfação avançar com o serviço na Baixada.
“Este é o primeiro passo importante da aproximação do paciente da região com um serviço de qualidade. É um avanço no atendimento cardiovascular nesta parceira importantíssima entre o INC, Cisbaf e a Prefeitura de Caxias”, disse Feitosa.
A inauguração contou ainda com a presença do vice-prefeito Laury Villar, o diretor geral do Hospital Moacyr do Carmo, Guilherme Ramalhoto, além dos secretários de saúde de Japeri, Queimados, Belford Roxo e Nova Iguaçu, e do coordenador do Ministério da Saúde, Marco Paulo Valeriano.( Foto: Rafael Barreto)

Nenhum comentário: