sábado, 30 de agosto de 2014

FECHADO 6 ANOS, 1º HOSPITAL
DE CAXIAS VOLTA A FUNCIONAR 
CERCA DE 600 PESSOAS FORAM À INAUGURAÇÃO
Fechado em janeiro de 2009 por decisão do Conselho Regional de Medicina – pelas suas precárias instalações e ameaçar a segurança de pacientes, visitantes e corpo médico – o Hospital Duque de Caxias, o hospital público da cidade, inaugurado pelo então prefeito Moacyr do Carmo em agosto de 1968, foi parcialmente reaberto na manhã deste sábado (30) pelo prefeito Alexandre Cardoso, ex diretor do velho “Duque” como os antigos funcionários se referem aquela unidade de pronto socorro e a primeira maternidade pública da cidade.
Considerado referência em termos de atendimento, a unidade de saúde deixou de funcionar em novembro de 2008, às vésperas das eleições municipais, quando foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina. Desde então, a reabertura era um sonho não só de quem reside no bairro, mas também no Bar dos Cavaleiros, Engenho do Porto, Prainha, Centro, Centenário, Periquitos, Olavo Bilac, Corte 8, Gramacho, sem contar os municípios de Belford Roxo, São João Meriti e até mesmo do subúrbio do Rio de Janeiro que muitas vezes recorreram ao atendimento médico daquele hospital.
O Hospital foi construído pela Associação de Caridade Hospital Duque de Caxias, criada por um grupo de moradores, liderados pelo idealizador do loteamento Parque Senhor do Bonfim, Manoel Lucas, que doou dois lotes para o futuro hospital, que, durante a construção, que se arrastou por 15 anos, recebia verbas federais por interferência do então deputado Getúlio de Moura, ex prefeito de Nova Iguaçu, a quem pertencia Duque de Caxias até 31 de dezembro de 1943.
A unidade começará a funcionar na segunda-feira da próxima semana (80, já que este período servirá para a calibragem de equipamentos, esterilização e outros ajustes necessários para que o hospital possa atender ao morador de Caxias adequadamente.
Ex-diretor do hospital, o médico Alexandre Cardoso lembrou a importância do hospital para Caixas.
“Tenho orgulho de estar inaugurando a primeira etapa do Hospital Duque de Caxias. Foi aqui que fiz o meu primeiro parto e a primeira cirurgia. O governo federal liberou a verba para toda a obra, no entanto, decidimos que não seria justo esperarmos o término total para inaugurar o Duque. Optamos por entregar esta primeira etapa e no final do ano ou início de 2015 tudo estará concluído, inclusive com o serviço de emergência funcionando e a internação de curta duração”, destacou o prefeito.
“Estamos implantando uma nova cultura na saúde de Caxias. As unidade de Saúde da Família (USF), irão atender os casos menos graves, por isso temos trabalhado para ampliar a rede básica de saúde, pois é cuidando na ponta que poderemos utilizar o Hospital Duque de Caxias e o Hospital Moacyr do Carmo para casos complexos” disse o prefeito.
Após a solenidade de inauguração que teve a participação de todo o secretariado municipal, do presidente do Legislativo de Caxias, Eduardo Moreira, vereadores, e do reitor da Unigranrio, Arody Herdy, o prefeito Alexandre Cardoso acompanhou grupos de moradores para conhecerem as novas instalações da Policlínica Hospital Duque de Caxias.
“Vamos atender aos caxienses e moradores de municípios vizinhos, entretanto iremos cobrar do Ministério da Saúde o pagamento da fatura. Esta é a primeira vez que um município adota este procedimento, o que não podemos é ficar com esta conta”, revelou o prefeito.
O secretário de Saúde do município, Camillo Junqueira explicou porque a entrada em funcionamento da policlínica somente no dia 8 é necessária.
“Será preciso fazer ajustes nos equipamentos o que demanda um tempo, assim como precisamos preparar as equipes médicas para o início do atendimento aos pacientes. Quando a obra estiver completa e todos os setores funcionando plenamente, o que deve acontecer até o início do próximo ano, a policlínica terá um setor de emergência 24 horas”, garantiu. 
Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 600 pessoas visitaram o hospital durante a inauguração neste sábado. Entre elas, uma ex-funcionária que trabalhou na unidade de saúde durante 32 anos. Ilda Barros da Silva, de 76 anos, não escondeu a emoção ao ver o local totalmente reformado.
“Estive presente na primeira inauguração do hospital Duque há mais de 30 anos e fiquei até o seu fechamento em 2008. Tínhamos muita dificuldade, já cheguei a fazer partos fora das salas. Hoje estou no céu, está tudo maravilhoso. Se eu tivesse idade, teria o maior orgulho de voltar a trabalhar aqui”, elogiou a aposentada.
Nascido e criado no Centenário, Ezequiel Cruz, de 56 anos, esperou ansioso para entrar no hospital e conferir de perto a realização de um sonho para a população. “Estou muito satisfeito com o trabalho mostrado até agora. O hospital é fundamental para região. Além de aumentar a autoestima dos moradores, é uma segurança para o pai de família que tem o serviço público como um porto seguro”, destacou o militar reformado do Corpo de Fuzileiros Navais.
"Ficou bonito e muito útil, esperamos que com bom atendimento. Sou morador do bairro, e tinha dificuldade no deslocamento para os PAMs. Dia 8 já estarei aqui para marcação de exames. Estava com saudade do hospital que terá muitas especialidades para a população, que ótimo", destacou a demonstradora Gisele Medeiros, de 32 anos, moradora do bairro Senhor do Bonfim. 
Quando o hospital começar a funcionar no dia 8 de setembro, os atendimentos serão feitos no terceiro e quarto andares. A unidade terá nesta primeira etapa, 250 médicos e 123 consultórios. (Fotos: Ralff Santos)

Nenhum comentário: