terça-feira, 10 de março de 2015

SENADOR TACHA O PRONATEC COMO
ESTELIONATO ELEITORAL DE DILMA 
O senador Ataídes Oliveira  (PSDB-TO) disse esta semana, da Tribuna do Senado, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vem apresentando tantos problemas que já foi transformado no maior estelionato eleitoral de campanha da presidente Dilma Rousseff. E um desses problemas diz respeito à falta de pesquisas para que se saiba que tipo de formação deve-se oferecer ao trabalhador a fim de que ele possa atuar no mercado de trabalho de sua região. Sem essa informação, acrescentou, são abertos cursos para capacitar pessoas que, no entanto, não encontrarão emprego em suas regiões por não haver demanda.
Além disso, Ataídes Oliveira criticou o fato de não haver estatísticas confiáveis que mostrem o impacto do Pronatec no mercado de trabalho. Ele citou a redução de 50% nas vagas oferecidas e lembrou que há grande evasão de alunos matriculados.
— Uma auditoria realizada pela CGU [Controladoria-Geral da União] demonstrou que, por uma falha operacional, o aluno desistente continua sendo contabilizado como se estivesse matriculado, e a instituição recebe indevidamente o valor da bolsa-formação não utilizada. Depois da auditoria, a CGU recomendou que o sistema de controle de frequência dos alunos fosse corrigido — disse o senador.

Mas o problema, segundo Ataídes Oliveira, é que o Ministério da Educação não solucionou o caso. Tanto é assim que quando ele questionou o ministério sobre o fato, obteve apenas uma resposta evasiva.  (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

Nenhum comentário: