quinta-feira, 10 de abril de 2014

MPF CRIA FORÇA TAREFA
NA OPERAÇÃO LAVA JATO 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou a criação de uma força-tarefa para auxiliar as investigações da Operação Lava Jato. De acordo com portaria assinada por Janot, seis procuradores terão cinco meses para apurar os fatos investigados.
Deflagrada no dia 17 de março, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, desarticulou uma organização que tinha como objetivo a lavagem de dinheiro em seis estados e no Distrito Federal. De acordo com as informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), obtidas pela Polícia Federal, os suspeitos movimentaram mais de R$ 10 bilhões. Entre os presos pela operação, estão o doleiro Alberto Youssef e o ex diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa (foto), um dos condutores do processo de compra da refinaria de Pasadena, no Texas, comprada dos antigos donos pela empresa belga Astra Oil por US $ 42 milhões de dólares em 2005 e revendida, parcialmente (50%)  para a estatal brasileira em 2006 por mais de US $ 360 milhões de dólares, mas com uma cláusula obrigando a Petrobrás a comprar o restante das ações em caso de divergência na administração da refinaria, o que resultou num custo total superior a US $ 1,3 bilhões em 2012.
Segundo a PF, o grupo investigado, “além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil”, é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas em crimes como tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração e contrabando de pedras preciosas e desvio de recursos públicos.
A operação foi intitulada Lava Jato porque o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Paraná. (André Richter – Agência Brasil)

Nenhum comentário: