segunda-feira, 7 de abril de 2014

SENADOR COBRA COERÊNCIA DO
PT SOBRE A CRIAÇÃO DE CPIS 
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou durante discurso na tribuna do Senado, na quarta-feira (2), que o PT, o governo e parlamentares da base aliada da presidente da República uniram-se para acabar com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar irregularidades na Petrobrás. Ele atacou o PT, que tem afirmado a todo instante que o Senado não tem condições de apurar nada em relação à Petrobrás. O senador pernambucano disse que tem procurado uma convivência civilizada com todos os partidos, mas não pode aceitar que o PT queira - a ele pessoalmente, e a outros partidos e parlamentares - "ensinar como se deve fazer política", sobretudo no campo ético.
"Eu não posso aceitar que um partido que está com a sua ex cúpula, com José Dirceu, ex capitão do time de Lula recolhido na Penitenciária da Papuda. O tesoureiro do partido (Delúbio Soares), que meteu a mão, comeu dinheiro, está na Papuda. José Genoino, que foi líder do partido, está na Papuda. O João Cunha - que presidiu a Câmara -, na Papuda."
Vasconcelos lembrou também que Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobrás, está preso. E foi ele que fez o contrato da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. "Eu era Governador do Estado, e a Petrobrás ficou de entrar com 60%, e a PDVSA (petroleira venezuelana) com 40%. Eu recepcionei, naquela época, o folclórico coronel Hugo Chávez e recepcionei o presidente Lula lá no Palácio das Princesas", disse o senador no discurso.
Jarbas Vasconcelos lembrou que a CPI da Petrobrás, criada no Senado, deveria apurar tudo o que ocorreu, para saber por que foi que a PDVSA não pagou. "E, se não pagou, por que não pagou e qual foi a explicação que deu".
Ele afirmou que a PDVSA não tinha experiência em águas profundas, embora fosse uma empresa maior do que a Petrobrás na época. "Então, resolveu entrar no Brasil através do Porto de Suape e através da Refinaria Abreu e Lima. Nós ajudamos em tudo. Até o nome de Abreu e Lima fomos nós que sugerimos colocar, para sensibilizar ainda mais o coronel Hugo Chávez. Assim tudo foi feito. E por que a PDVSA não honrou o compromisso? E fica por isso mesmo".
Paulo Roberto da Costa, o responsável pelo contrato, foi chamado de "ladrão" por Vasconcelos. "Esse ladrão, camarada, está aqui acusado de receber dinheiro, uma Land Rover do senhor Alberto Youssef, um doleiro… Esse mesmo doleiro agora - segundo a imprensa - deu dinheiro, deu um voo especial para o deputado André Vargas (PT), do Estado do Paraná, que é nada mais nada menos do que primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados", lembrou o senador.
Para Vasconcelos, "essa CPI não vai dar em nada". Essa CPI vai ser uma farsa! Em um ano de Copa do Mundo, de eleição, a gente vai compactuar com uma coisa que não vai funcionar - não vai funcionar! Jarbas Vasconcelos afirmou que o PT pedia a instalação de CPI para qualquer coisa quando era oposição e que votou contra as boas iniciativas da política. "Eu não posso aceitar que um partido que pedia CPI contra tudo e contra todos, um partido que votou contra o Plano Real, que votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, um partido que ameaçava entrar com CPI contra tudo e contra todos venha, hoje, querer ensinar a gente aqui a não fazer CPI, fazendo a gente de bobo, de tolo, de idiota."
O senador afirmou ainda que o setor elétrico está quebrado, "completamente quebrado pela presidente Dilma. Hoje sai, inclusive, uma injeção de R$8 bilhões a R$ 9 bilhões para atender o setor, que ela quebrou, para baixar as tarifas de luz e tirar proveito eleitoral dessa coisa".

Nenhum comentário: