ALERJ DISCUTE A NOVA LEI
SOBRE TERCEIRIZAÇÃO
A Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da
Assembleia Legislativa do Rio agendou para esta segunda-feira (7) às 14 horas,
uma audiência pública para debater as consequências da aprovação do Projeto de
Lie 4.300, do deputado federal, que regulamenta e ampliação a possibilidade da
terceirização de serviços.
“Essa terceirização tem como objetivo, além de flexibilizar as relações
trabalhistas, fragilizar a classe trabalhadora; acabar com o mínimo de unidade
que ainda existe”, argumenta o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos
(Sem Partido).
Foram convidados para a audiência o procurador do Ministério Público do
Trabalho, Patrick Merísio; o vice-presidente da Associação dos Magistrados da
Justiça do Trabalho (Amatra), Paulo Guilherme Santos Périssé; o secretário de
Estado de Trabalho e Renda, Sérgio Tavares Romay, e integrantes da Força
Sindical/RJ e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
►NOVO BUMBUM TERÁ SELO DO INMETRO
O governador Sérgio Cabral sancionou a Lei 6.549/2013, determinando que
as próteses de silicone utilizadas para cirurgia plástica no estado tenham a
certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
(Inmetro) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O descumprimento da
norma poderá ser punido pelo Código de Defesa do Consumidor, com penalidades que
vão de multa ao fechamento do estabelecimento responsável pela venda do
produto.
De autoria do deputado Dionísio Lins (PP), se o infrator tiver contrato
vigente com o governo, o poder público poderá cancelá-lo unilateralmente, sem
prejuízo, assim como poderá inclui-lo no cadastro de estabelecimentos impedidos
de participar de licitações e assinar contratos com o Estado. A fiscalização e
a aplicação das sanções previstas caberão ao Procon.
"É de grande valia para a saúde pública que seja determinada uma punição
para quem vende esse tipo de produto sem certificação, causando danos
irreparáveis aos pacientes que recebem a prótese", diz o autor da lei.
►PROCON PRESSIONA A UNIMED
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor
– Prcon-RJ – recebeu sexta-feira (4) representantes da Unimed-Rio, que adquiriu
a carteira de planos de saúde individuais da Golden Cross. Na reunião, a
empresa, que opera na forma de cooperativa de médicos, comprometeu-se a abrir
novas linhas telefônicas para atendimento ao Procon-RJ, de modo que as
reclamações que chegam ao órgão contra a Unimed-Rio possam ser encaminhadas
mais rapidamente a fim de que tenham uma solução rápida. antes. A empresa
explicou que seu serviço de atendimento ao consumidor também está sendo reforçado.
Alguns consumidores reclamaram de aumento do valor do
plano firmado com a Golden Cross assim que migraram para a Unimed-Rio. Contudo,
os representantes da operadora afirmaram que só houve aumento de mensalidade
previsto nos planos que os associados já possuíam. Caso algum consumidor tenha
recebido aumento não justificado no seu plano, a Unimed-Rio se comprometeu a
rever os valores e cobrar apenas o que é devido.
Os antigos associados que encontrarem dificuldade de
atendimento, tiverem qualquer reclamação sobre a utilização do novo plano ou
não concordar com o aumento de sua mensalidade, pode procurar o Procon-RJ por
meio do telefone 151 ou nos postos de atendimento, cujos endereços estão no
site da Seprocon: http://www.procon.rj.gov.br/
► ÔNIBUS DO CONSUMIDOR VOLTA À BAIXADA
O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor
da Assembleia Legislativa do Rio ) estará em dois municípios na próxima semana.
Entre segunda e quarta-feira (de 07 a 09/10) o veículo estará em Nova Iguaçu,
estacionado no bairro Santa Rita, próximo à Rua Filomena Coelho.
Já na quinta e sexta-feira (10 e 11/10), o ônibus prestará atendimento
em Mesquita, sendo dia 10 no Bairro do Coreia, na Praça Brasil, e no dia 11 na
Praça Elizabeth Paixão, no Centro do município.
“Não é justo que os consumidores
da Baixada Fluminense precisem sair de suas cidades para reclamar de um serviço
mal prestado ou produto ruim. Essa iniciativa é para todo o estado”, disse o
presidente da comissão, deputado Luiz Martins (PDT). Os interessados em entrar
em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e
produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque
Defesa do Consumidor (0800 282 7060).
►COMPROVANTE EM BRAILLE DE BANCOS E CARTÃO
Agora é lei: instituições financeiras e administradoras
de cartão de crédito deverão oferecer extratos, faturas, comprovantes de
transação e demais documentos em linguagem Braille – que permite a leitura
através do tato. É o que garante a lei 6.548/13, publicada no Diário Oficial do
Executivo desta sexta-feira (04/10). A nova regra é assinada pelo deputado Waguinho
(PMDB), para quem a medida dá
mais autonomia aos deficientes visuais no estado. “Objetiva-se, com isso,
tornar a sociedade fluminense cada vez mais inclusiva, oferecendo oportunidades
para que a pessoa com deficiência seja autônoma e autodeterminada, capaz de exercer
sua cidadania de forma independente”, analisa.
► ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE NO RJ
Agora é lei: a instalação de academias de ginástica ao ar
livre, comuns em praças na capital, poderá ser disseminada pelo estado. É o que
assegura a lei 6.550/13, publicada no Diário Oficial do Executivo desta
sexta-feira (04/10), que cria no estado um programa de exercícios para pessoas
com mais de 60 anos, chamado “Terceira Idade com Saúde”. Ele consiste na
instalação de academias da terceira idade em locais públicos em todo estado e
prevê que a prática de exercícios dentro do programa, pelas pessoas maiores de
60 anos, tenha acompanhamento de equipe multidisciplinar. Para isso, autoriza
convênios com entidades públicas ou privadas ligadas ao atendimento aos idosos.
“É importante que o Estado dissemine a política existente na cidade do Rio de
Janeiro para que possamos abranger todo o estado, dando o suporte que a
terceira idade necessita”, alerta o autor da nova norma, deputado Luiz Martins
(PDT), lembrando que a prática de exercícios previne e trata doenças como
pressão alta, diabetes, osteoporose, entre outras. O programa será implantado
pelas secretarias de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, de Saúde e Defesa
Civil, em conjunto com as prefeituras. As empreiteiras já estão comemorando
esse novo filão.
►CLARO MULTADA EM R$ 771 MIL
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon-RJ) homologou as multas de 24 processos diferentes abertos pelo
Procon-RJ contra a BCP S.A./Embratel, que foi incorporada à operadora de
telefonia Claro. São processos datados de 2009 a 2011 que tramitavam em segundo
instância, não cabendo mais recursos. Eles abrangem as mais diversas áreas de
atuação da empresa - telefonia à distância, internet, TV por assinatura,
num total de multas aplicadas de R$ 771.939,43.
O pacote de multas aplicadas é parte da ação desenvolvida
pelo departamento jurídico da Seprocon com o objetivo de encaminhar e resolver
o montante de processos acumulados no Procon-RJ, desde 2007. O departamento se
dividiu em dois grupos: um está vendo os processos antigos para que sejam
executados antes que a validade deles prescreva, e outro grupo encontra-se
cuidando dos casos mais recentes.
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