CARIOCAS VENCEM O 10º FESTIVAL
Os espetáculos “MULHERES DO BARRO” e “CIDADE DO SORRISO”, apresentados pela Companhia Luzes da Ribalta, da Tijuca e pelo grupo Guapoz, do Recreio dos Bandeirantes, foram os vencedores nas categorias adulto e infantil, respectivamente, do 10º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, realizado de 23 de setembro a cinco de outubro, no Teatro Raul Cortez. A premiação aconteceu na noite de domingo (6) com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, que representando o prefeito Alexandre Cardoso. O Festival foi promovido pelo CPT – Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias e conquistou um público de mais de 10 mil pessoas durante as apresentações, superando todas as expectativas.
Apresentado no dia 25 de setembro, o espetáculo CIDADE DO SORRISO foi muito elogiado pelo público. Além do prêmio de primeiro lugar na categoria infantil, a atriz Sarah Christina Carvalho também levou o troféu de Melhor Atriz. Na categoria adulto, o desempenho no palco da atriz Renata Daflon prendeu a atenção dos expectadores na noite do dia 27. A bela apresentação fez com que os jurados a escolhessem também como Melhor Atriz do festival.
O secretário de Cultura e Turismo, Jesus Chediak elogiou a organização do festival e o trabalho do diretor do CPT, Guedes Ferraz e de sua equipe de jovens que se dedicaram integralmente ao evento. “Apesar das dificuldades encontradas o festival transcorreu num clima muito bom. Pretendemos apoiar muito mais o evento no ano que vem, não só com a infraestrutura como ampliar a divulgação junto à classe teatral do Rio de Janeiro. Os festivais são grandes formadores de plateias e a arte cênica está se destacando em Duque de Caxias. Além disso, o prefeito Alexandre Cardoso está com excelente diálogo com a cultura na cidade”, destacou o secretário Chediak.
A atriz Renata Daflon (foto), que conquistou dois prêmios no festival, antes de saber o resultado disse que era a primeira vez que participava de um festival de teatro. ”Fomos muito bem recebidos em Duque de Caxias e a equipe técnica do teatro Raul Cortez está de parabéns. Os profissionais não mediram esforço para que tudo transcorresse da melhor forma possível”, disse a atriz que estava acompanhada do marido o produtor e diretor Gedivan de Albuquerque.
Para o diretor do CPT Guedes Ferraz, o apoio da Prefeitura foi fundamental para o sucesso do 10º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias. “Este ano o público surpreendeu em todas as apresentações. Isso mostra o crescimento da cultura no município e o interesse das pessoas pelas artes cênicas. Nos festivais passados o CPT percorria escolas públicas e faculdades para convidar estudantes. Este ano esse trabalho não foi feito e a participação do público foi espontânea superando todas as expectativas”, destacou o ator e diretor de teatro Guedes Ferraz.
Na categoria adulto foram premiados Rafael Cal (O Quarto de Bianca), Meu caro Vizinho (melhor iluminação), Toda Nudez Será Castigada (melhor Cenografia), A Farsa da Mulher Trancada (melhor Maquiagem), Valsa nº 6 (melhor figurino), Paulo Afonso Simões (melhor ator coadjuvante), Jurema Pedrosa (melhor atriz coadjuvante), Maksin Oliveira (melhor ator), Renata Daflon (melhor atriz) e Gedivan de Albuquerque (melhor diretor).
►CURTA CRIATIVO PARA JOVENS CINEASTAS
O Sistema FIRJAN, através do SESI Cultural, promove
6ª edição do Curta Criativo, que tem como presidente do júri a produtora Lucy
Barreto. O concurso de curtas-metragens tem como objetivo dar voz e vez aos
novos talentos da Indústria Criativa, para que recebam seu primeiro
reconhecimento como motivação para seguir em frente com a carreira na Indústria
Audiovisual.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas
através do site www.firjan.org.br/sesicultural até
o dia 11 de outubro. Podem participar estudantes e recém-formados em Cinema,
Comunicação, Design, Belas Artes e Produção Cultural, além de alunos de cursos
livres e técnicos de cinema do Estado do Rio de Janeiro. O tema é livre e os
filmes curtas-metragens, que dever ter, no máximo, cinco minutos, incluindo os
créditos, podem concorrer nas categorias animação, ficção e documentário.
Os primeiros e segundos lugares receberão R$ 10.000,00 e
R$ 8.000,00, respectivamente, em cada categoria. O concurso Curta Criativo
conta também com o apoio da Diler e Associados, Labocine, PontoCine Guadalupe,
SICAV e LC Barreto, que darão prêmios, como estágios e exibição dos filmes em
sessões especiais.
Desde 2008 o concurso identifica novos talentos da
indústria do cinema e ajuda jovens criativos a trilhar caminhos de sucesso. A
cerimônia de premiação do Curta Criativo 2013 acontecerá no dia 10 de dezembro
no Teatro SESI, no Centro do Rio de Janeiro. Maiores informações:
Representação
Regional Baixada II (21)2673-3394) ou no link imprensa.duc@firjan.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário