segunda-feira, 7 de outubro de 2013

EXÉRCITO TEM SOLUÇÃO BARATA PARA ENFRENTAR A SECA NO NORDESTE

Um internauta de S. Paulo, Benone Augusto de Paiva, que acompanha o blog e o noticiário sobre os projetos de combate a seca no nordeste, revela uma receita básica, tipicamente brasileira, isto é, sem pagar direitos autorais a nenhuma multinacional, além de ser de baixo custo, diante do desperdícios de bilhões (ou seriam trilhões?) gastos com aluguel de carros pipas, construção de cisterna e açudes – que desmoronam a primeira chuva depois da inauguração – e a caríssima e discutível transposição das águas do Rio São Francisco,
Segundo esse internauta, o Exército o acaba de provar a existência de um caminho mais curto para acabar com o sofrimento dessa gente. O 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa-PB, criou um projeto de baixo custo, onde um poço artesiano foi cavado em pleno sertão árido, São João do Sabugi-RN e está oferecendo uma água de boa qualidade retirada do subsolo daquela região. Os engenheiros do Exército desenvolveram uma tecnologia moderna e prática, usando os meios disponíveis na região. Um poço com 60 metros de profundidade utiliza energia solar para acionar a bomba, barateando muito o seu custo, R$6.900,00 por unidade. A produção do poço é suficiente para atender 35 famílias. E para uso da agricultura e animais, bastaria ampliar os recursos para aumentar a quantidade de retirada e armazenamento do precioso líquido.
Lembrete: O governo construiu um aeroporto internacional em Petrolina, base eleitoral do ex Ministro Fernando Bezerra, capaz de receber aviões cargueiros para transportar, em câmara frigoríficas, frutas e legumes produzidos em áreas irrigadas às margens do rio São Francisco, produtos de grande aceitação na Europa e nos EE. UU. Até vinho Petrolina exporta para os americanos.
Só para efeito de comparação, diante da política de importação de médicos para resolver o caos na Saúde: Israel é um grande produtor de alimentos, cultivados em área desértica, mas com tecnologia desenvolvida por pesquisadores de centros de pesquisas de Telavive.

► PROFESSORES PROTESTAM NO RIO
Segundo o Blog do Garotinho, cerca de 5 mil pessoas com faixas e cartazes estavam concentradas no final da tarde na Candelária, de onde seguiriam em passeata pela Avenida Rio Branco. Os manifestantes carregam faixas e cartazes de apoio aos professores e protestam contra Cabral, Paes e a violência policial. Policiais acompanham a manifestação.

►CARRO ROUBADO TERÁ IPVA DEVOLVIDO
A Assembleia Legislativa do Rio (aprovou nesta terça-feira (01/10), em primeira discussão, o projeto de lei 2.330/13, de autoria do deputado Gilberto Palmares (PT), que modifica a lei que trata do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta do parlamentar determina que na perda total por sinistro, roubo ou furto o imposto será devido por duodécimo ou fração, contado até a data da ocorrência, quando o imposto não tiver sido pago anteriormente.
Além disso, a iniciativa garante que em casos de recuperação e liberação do veículo o imposto será devido por duodécimos correspondentes ao período que faltar para o encerramento do exercício, quando a perda ocorrer em exercício anterior ao da liberação ou por frações correspondentes ao período em que o veículo estiver na posse do proprietário, caso a liberação ocorra no mesmo exercício.
Para Palmares, o projeto corrige uma situação que é prejudicial aos proprietários de veículos. "O IPVA é anual, mas se o carro for roubado em março o dono do mesmo já terá pago o imposto referente ao ano inteiro, por exemplo. A medida revê esta situação", explicou. O projeto deverá ser apreciado em plenário novamente, em segunda discussão.

►ESTACIONAMENTOS MONITORADOS POR  CÂMERAS
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira (01) o projeto de lei do deputado Ricardo Abrão (PDT), que obriga a instalação de sistema de filmagem e gravação em estacionamentos. Para o autor, a medida busca assegurar “condições mínimas” de segurança nestes serviços. O sistema de filmagem funcionará continuamente e deverá abranger toda a área do estacionamento dos veículos, registrando data e horário.
Abrão explica que a medida beneficia não só os proprietários de veículos, mas também os empresários do ramo de estacionamentos. “O monitoramento serve como prova, pois existem casos de roubos, furtos e avarias aos veículos que muitas vezes ocorrem em estacionamentos. As imagens servem como prova para os donos dos carros, mas também é uma garantia para os empresários, pois também podem existir situações de má-fé por parte dos motoristas. Desta forma, os donos de estacionamento ficam resguardados”, argumenta Abraão. O projeto segue agora para o governador, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

►ENFRENTANDO O CÂNCER DE MAMA
No decorrer do mês de outubro, a Secretaria de Daúde de Caxias vai intensificar a campanha de prevenção do Câncer de mama. A primeira ação da campanha aconteceu nesta segunda-feira (7/10), na Praça do Pacificador, no Centro. Durante toda a manhã, mulheres acima de 40 anos receberam orientações sobre a doença, aprenderam a fazer o exame físico para detectar a presença de algum nódulo, verificaram a pressão arterial e foram encaminhadas a unidades de saúde para realização da mamografia
A coordenadora de Programas de Saúde, Maria Cristina Gil, explicou que o câncer de mama é mais frequente em mulheres acima de 40 anos, mas alertou que em caso de ocorrência na família, mulheres mais novas também devem procurar um médico. “O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres e, por isso, o Outubro Rosa visa mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico rápido. Nas próximas semanas vamos levar a campanha aos outros distritos, podendo atingir assim o maior número possível de pessoas”, enfatizou.
Viúva há pouco tempo, Maria dos Prazeres Santos, de 65 anos, andava desanimada e acabou se descuidando da saúde. Incentivada pela irmã, a aposentada tomou coragem e foi até a Praça do Pacificador para ser atendida. “Acho muito importante essa iniciativa. Há muito tempo que não realizava o exame, mas agora percebi que preciso me prevenir”, disse a moradora do Pantanal.
Reconhecido internacionalmente, o movimento Outubro Rosa visa conscientizar as pessoas sobre os riscos do câncer de mama. Durante três semanas a secretaria de Saúde de Duque de Caxias realizará três ações no município. Na próxima segunda-feira (14/10), a equipe do programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher levará a campanha até a Praça da Rua 2, em Jardim Primavera. No dia 21 de outubro, a população de Xerém receberá as orientações na Praça da Mantiqueira.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2012, o Ministério da Saúde registrou 52 mil casos no Brasil. (Fotos: Rafael Barreto

►ALERJ DEBATE AGRESSÕES A IDOSOS
A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio realizará uma audiência nesta terça-feira (8), às 10h, para debater casos de agressões a idosos e reforçar a importância da divulgação do seu Estatuto. A presidente da comissão, deputada Claise Maria (PSD), lembra que, na maioria das vezes, a violência parte de um familiar.
“Nesses quase três anos à frente da comissão, o abandono e as agressões físicas foram os maus-tratos mais denunciados. A elevada incidência dos abusos financeiros evidencia, por sua vez, a convivência com aspectos mais gerais da violência social e estrutural a que são submetidos os idosos”, aponta Claise. Foram convidados representantes do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

►COMEÇA O PROGRAMA BAIRRO NOVO  

Desde a última semana, funcionários do programa Bairro Novo estão diariamente na Rua Jacques de Molay, no bairro da Figueira, no segundo distrito, realizando obras de infraestrutura como drenagem, saneamento e pavimentação. As intervenções também beneficiarão outras 180 vias que receberão R$ 146 milhões investidos através de parceria entre a prefeitura e o governo do estado.
Os moradores da Vila Urussay, no segundo distrito, deverão ser os próximos. A localidade deverá receber mais de dez mil metros de obras. Outros bairros contemplados serão: Santa Cruz da Serra (Loteamento Flor do Amanhã), Parque Capivari, Jardim Anhangá, Parque Independência, Parque Paulista, Cangulo e Parque Esperança.
O Programa Bairro Novo é resultado da parceria entre governo do estado e município. As obras têm duração prevista de 12 meses e deverão gerar cerca de 300 empregos diretos e começaram no início deste mês. A prefeitura, através da secretaria municipal de Obras, ficou responsável pela infraestrutura dos canteiros de obras e acompanhamento dos serviços para que elas atendam todas as normas técnicas e sejam executadas com qualidade, além de auxiliar na elaboração do cronograma físico de todo trabalho. (Fotos Letícia Passowski)

Nenhum comentário: