JUSTIÇA MANDA OI AGILIZAR
O CANCELAMENTO DE LINHAS
Justiça Federal no Pará determinou que
a empresa de telefonia Oi/Telemar agilize o cancelamento de linhas quando
solicitado pelo consumidor. A empresa deve, a partir de agora, entregar
imediatamente o termo de interesse de cancelamento ao cliente. O descumprimento
da medida acarretará multa diária de R$ 10 mil. A determinação vale para todo o
país.
A ação foi movida pelo Ministério
Público Federal (MPF) em junho. Conforme consta na ação, atualmente, o usuário
precisa esperar atendimento na loja, além de aguardar até cinco dias para
cancelamento de linha fixa. Nesse prazo, o consumidor “recebe várias ligações
da empresa com oferta de novos planos no intuito de fazer o cliente desistir do
cancelamento”.
A decisão judicial diz que a empresa
não conseguiu comprovar que atende às regras sobre cancelamento de serviços. O
texto da decisão diz ainda que “a presteza dos mencionados serviços deve
prevalecer, não apenas em casos de continuidade, mas, igualmente, quando se
tratar das hipóteses de cancelamento, visto que, aos consumidores, cabe o
direito de escolha e de contratar os serviços que melhor atendam às suas
necessidades”. Procurada pela Agência Brasil, a companhia Oi informou que “não
comenta ações judiciais em andamento”.
A Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) também foi citada como ré na ação do MPF, por omissão na fiscalização.
A Justiça, no entanto, indeferiu o pedido de condenação da agência em caráter
liminar, por entender que “não era o momento processual devido” para analisar
sua responsabilidade. A Anatel continua como ré no processo. À Agência Brasil,
a assessoria de imprensa da Anatel informou que, em caso de ação contra ela, a
resposta é dada diretamente à JustIça. (ABr)
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