segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DER PROMETE ENTREGAR 72KM DO
ARCO METROPOLITANO ATÉ MAIO 
No dia 25 de agosto de 2009, uma extensa reportagem do jornal “O Globo” informava que o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, ligando Itaboraí ao Porto de Itaguaí, atravessando toda a Baixada Fluminense e integrando as principais estradas federais do estado, como Rio-Campos, Rio-Teresópolis, Rio-Juiz de Fora e Rio São Paulo, numa extensão de 145km, seria entregue até dezembro de 2010.
Na última semana, o DER, responsável por um trecho de apenas 72km, anunciou que essa parte do Arco poderá ser concluído e entregue até maio próximo. O projeto do Arco Metropolitano, que ligará os municípios da Baixada (Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Queimados) ao porto de Sepetiba, é do antigo DER-RJ e foi idealizado em 1974, antes da fusão entre RJ e GB (1975) e visa desviar o trânsito pesado, principalmente de carretas de grande porte, da Av. Brasil, única alternativa até hoje existente para atender às necessidades e importação e exportação das empresas industriais da Baixada Fluminense.
Por decisão do então presidente Lula, a execução do projeto foi transferida do Governo Federal, que financia a obra com cerca de R$ 1 bilhão, para o Estado, ficando o DER-RJ encarregado de supervisionar as obras. Das licitações do órgão participaram grandes empreiteiras, mas, por motivos nunca antes explicados, a empresa Delta Construções acabou encarregada de principais trechos, mais tarde abandonados pela empresa devido ao escândalo que envolveu o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o seu inseparável amigo e ex senador Demóstenes Torres e a empresa de Fernando Cavendish, do círculo de amigos do governador Sérgio Cabral.
A lerdeza com que o DER executa as obras de pavimentação e conservação de estradas no Rio de Janeiro já integram o folclore das obras inacabadas. No caso da Av. Governador Leonel Brizola, um trecho de pouco mais de 15km da antiga Rio-Petrópolis que liga o centro de Duque de Caxias até a entrada do distrito de Campos Elíseos, que também serve de ligação de Belford Roxo e Nova Iguaçu com a BR-040 (Rio-Juiz de Fora) o órgão recebeu ordem da então governadora Rosinha Garotinho (2003) de duplicar esse trecho a tempo de ajudar na eleição, em 2004, do então deputado estadual Washington Reis. Ele foi eleito, mas perdeu a reeleição em 2008, apesar da promessa do governador Sérgio Cabral, no último comício feito naquele ano, de que a duplicação da antiga Rio-Petrópolis seria entregue até o final de dezembro de 2008. O eleito foi Zito, que perdeu a reeleição em 2012, também com apoio do governador, mas até hoje, apesar das promessas feitas pela direção do DER-RJ ao prefeito Alexandre Cardoso, ainda não há previsão de quando a duplicação do trecho entre o bairro Centenário e Campos Elíseos será entregue a milhares de pessoas que circulam pela via por carros, caminhões, ônibus e até carroças.

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