segunda-feira, 19 de maio de 2014

GAROTINHO QUER CONTROLAR
OS HOSPITAIS DA BAIXADA 
Nas reunião-comício realizada numa casa de shows em Nova Iguaçu, reunindo vereadores de vários partidos, pré-candidatos a deputado federal e estadual, ex-prefeitos, ex-vereadores, o presidente estadual do PT do B, Vinícius Cordeiro e o vice-presidente nacional do PROS, deputado estadual Marcos Figueiredo, de Caxias, o deputado federal Anthony Garotinho alinhavou uma série de propostas que, se for eleito, prometeu realizar como governador do Estado do Rio a partir de 1º de janeiro.
Uma das propostas defendida pelo pré candidato do PR é a de recriar a Secretaria da Baixada Fluminense, que não passava de um cabide de emprego para políticos derrotados nas urnas ou um cursinho preparatório para futuros candidatos a deputado da região, pois para funcionar precisava do apoio político e da infraestrutura das outras secretarias. Na prática, o secretário da Baixada recebia os vereadores da região e encaminha bilhetinhos aos demais colegas de governo para que fosse atendido o pleito do político local, mesmo que se tratasse de um problema emergencial.
Uma outra proposta, que deverá ser muito discutida pelos candidatos a deputado estadual dos diversos partidos durante a campanha de rádio e TV, é a de estadualizar os hospitais construídos e mantidos pelas prefeituras. Está mais do que provado que não faltam recursos, muito menos pessoal habilitado para gerir a rede de saúde oficial. O que o País está carente é de um Sistema hierarquizado, em que o paciente seja tratado com respeito e atenção profissional, seja num posto de saúde da periferia das grandes cidades, ou no Hospital do Câncer do Rio de Janeiro, ou em qualquer outra unidade de terceiro nível. O que se vê todos os dias na Mídia é pacientes morrendo em macas que atravancam os corredores dos hospitais, sem que as equipe médicas posam avaliar de imediato o quadro clínico e indicar a unidade adequada para seu atendimento. A própria filosofia implantada pelas UPAs é um contrassenso, pois são utilizadas como ambulatório geral, para atendimento a pacientes crónicos, que ficam horas nas filas, pois a prioridade é o atendimento de emergência. Na maioria das vezes, cabe ao segurança privado destacado para controlar o acesso, determinar quem está em estado grave ou é apenas uma consulta de rotina Tudo porque, diante da propaganda enganosa do Governo, os pacientes com um simples resfriado, procuram as UPAS, na expectativa de que lá encontrará o médico que falta no Postinho de Saúde como o povo se refere às unidades básicas.
O Hospital Adão Pereira Nunes, mais conhecido como Hospital de Saracuruna, construído no entroncamento das rodovias Rio-Juiz de Fora e Rio-Teresópolis, tinha como alvo o atendimento às vítimas de acidentes nessas rodovias e na Rio-São Paulo. Para isso ele foi estruturado, sendo hoje considerado um hospital de referência em poli traumatismo. Para atender aos moradores de Duque de Caxias, o município, com ajuda do governo do estado, construiu o Hospital Moacyr do Carmo, inaugurado incompleto pelo presidente Lula às vésperas das eleições de 2008. Até hoje, o município ainda não conseguiu encontrar recursos suficientes para concluir o hospital, de 4 pavimentos, mas que só utiliza os dois primeiros. A sua estadualização agravará os problemas de infraestrutura, como ocorreu com os hospitais Getúlio Vargas (estadual) e de Bonsucesso (federal).
O momento é oportuno para os candidatos ao Governo do Estado apresentem soluções criativas e viáveis para a gestão da rede pública de saúde. Na recente discussão se o mosquito da Dengue era municipal, estadual ou federal, muitos pacientes morreram sem que a família soubesse, com precisão, as causas dos óbitos. O Brasil do Século XXI não pode conviver com o improviso e os programas de governo que visam desconstruir o que anterior fez de bom, para que o novo governante apareça como salvador da pátria.
  
►COMEÇA O ENCONTRO DE NEGÓCIOS DA BAIXADA
Começa nesta terça-feira (20) e irá até quarta-feira (22) o 10º Encontro de Negócios do Grande Rio. O evento é gratuito e acontece das 14h às 20h, no Pátio da Guarda Municipal, no Parque Duque. A abertura será às 14h desta terça-feira, com a presença de representantes do governo estadual e municipal. 
O objetivo do Encontro de Negócios, uma realização da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), através de sua Representação Regional na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, é promover a aproximação entre grandes, médias, pequenas e micro empresas da região e de outros estados, incentivando a geração de negócios, novos mercados, atração de oportunidades e acesso a informações estratégicas para a melhoria da competitividade. É também a oportunidade de disseminação de estudos especializados que fomentem o desenvolvimento econômico das empresas localizadas nos municípios da Baixada Fluminense e do Grande Rio. 
O evento contará com 42 estandes, rodadas de negócios promovidas pelo SEBRAE/RJ e palestras. Entre as empresas confirmadas estão a Petrobras, Nitriflex, Braskem, Bayer, Lubrizol, Turismo Três Amigos, Compactor, Marcopolo, Unigranrio, Infoglobo, JBS Foods, Ebamag, Forza, entre outras. 
Em sua última edição, em 2012, o Encontro de Negócios teve um volume de R$ 48 milhões em negócios, de acordo com o SEBRAE/RJ. A expectativa para este ano é de um aumento de 20% nas negociações.

►CONFIANÇA DA INDÚSTRIA CAI 1,2%
A confiança da indústria atingiu em maio o menor nível nos últimos cinco anos, informou hoje (19) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) atingiu 48 pontos neste mês, 1,2 ponto abaixo do registrado em abril e o segundo menor desde o início da série histórica, em 1999.
De acordo com a metodologia da pesquisa, o indicador registra desconfiança em relação à economia toda vez que fica abaixo de 50 pontos. Este foi o segundo mês seguido em que o índice ficou abaixo desse valor. A marca registrada em maio só supera a de janeiro de 2009, auge da crise econômica internacional, quando alcançou 47,5 pontos.
Segundo o levantamento, diferentemente de outros meses, a falta de confiança disseminou-se em todos os ramos da indústria e em empresas de todos os tamanhos. O Icei atingiu 48,1 pontos nas pequenas indústrias, 47 nas médias e 48,5 nas grandes empresas. Em relação aos segmentos, o índice caiu para 47,1 pontos na indústria de transformação, 48,1 pontos na indústria extrativa e 49,9 pontos na indústria da construção.
A CNI ouviu 2.582 empresas entre 5 e 14 de maio. Desse total, 969 são pequenas indústrias, 996 são médias, e 617 são grandes.(Agência Brasil)

►GRITO DA TERRA VAI OCUPAR ÓRGÃOS PÚBLICOS
Maior ato anual de mobilização e protesto de produtores da agricultura familiar do país, o Grito da Terra deste ano trocará a tradicional marcha de agricultores em Brasília por ocupações de órgãos públicos e bloqueio de estradas em vários estados. Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o Grito da Terra, que em 2014 chegou a sua 20a edição, vai até a próxima quinta-feira (22).
De acordo com organizadores do movimento, a mudança servirá para pressionar, principalmente, prefeitos e governadores a executarem projetos e políticas voltados ao setor que tiveram o aval do governo federal em marchas anteriores mas, segundo eles, não saíram do papel. Os líderes do movimento, segundo a Contag, devem ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto.
Em Brasília, ainda de acordo com a Contag, 650 trabalhadores devem participar de uma ocupação. O local, no entanto não foi revelado. A expectativa dos organizadores do Grito da Terra é que aproximadamente 50 mil trabalhadores participem dos atos em todo o país.
A pauta do movimento, com 23 pontos centrais, foi entregue à Presidência da República no dia 3 de abril. Entre as principais demandas do setor estão a reforma agrária, com a efetivação do Sistema Nacional sobre a Estrutura Fundiária, aumento de recursos para o financiamento dos pequenos produtores e a revogação de norma que dificulta a execução do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).(Agência Brasil)

►PARCERIA PREFEITURA/PETROBRÁS NO PILAR 
A Prefeitura de Duque de Caxias lançou recentemente no bairro do Pilar, área vizinha à Refinaria Duque de Caxias (REDUC) mais uma etapa do Programa Bairro Legal, em parceria com o Governo do Estado e que levará uma série de serviços de infraestrutura e revitalização do bairro do segundo distrito. Na sexta-feira (16), os secretários municipais de Infraestrutura e Gestões Tecnológicas, Ronaldo Reis, e de Serviços Públicos, Tarce Filho, o subsecretário de Obras, Omar de Lima, além de engenheiros da Petrobras, realizaram uma vistoria na altura da Praça Santa Isabel com o objetivo de buscar soluções e realizarem um estudo detalhado da área, com a finalidade de evitar o transbordamento do canal/valão que corta o bairro.
A presença dos profissionais da Transpetro foi necessária, já que o valão é cortado por diversos dutos da Petrobras. A expectativa é que dentro de um mês a estatal apresente este estudo com ações de drenagem do valão evitando assim os riscos de alagamentos no Pilar no período das chuvas.
“A Petrobras é uma empresa renomada mundialmente, além de uma grande parceira no desenvolvimento de Caxias. Com este estudo poderemos atuar diretamente nos locais específicos em benefício da população. É mais uma iniciativa que completa as muitas melhorias trazidas ao Pilar pelo Programa Bairro Legal”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Gestões Tecnológicas, Ronaldo Reis. 

►EX PREFEITO FICA INELEGÍVEL POR OITO ANOS
O ex-prefeito de Itaboraí e candidato derrotado à reeleição em 2012, Sérgio Alberto Soares (PP) ficou inelegível por oito anos por uso da máquina pública, em julgamento realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio nesta segunda-feira (12). Em maio de 2011, a prefeitura gastou R$ 109,5 mil para publicar 39 mil exemplares da "Itaboraí em Revista". Mas as 20 páginas da revista foram inteiramente dedicadas à promoção das iniciativas administrativas e da imagem do então prefeito. "Trata-se de propaganda antecipada camuflada de propaganda institucional", disse o relator do processo, juiz Fabio Uchoa Montenegro. Cabe recurso ao TSE, em Brasília. (Proc. Nº RE 51475

►LIMINAR PROÍBE VÍDEO OFENSIVO A GAROTINHO
Em decisão liminar, o desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou, nesta terça-feira (13), que a empresa Google Brasil Internet Ltda retire do Youtube, no prazo de cinco dias, um vídeo com propaganda negativa contra o deputado federal Anthony Garotinho (PR). A multa diária por descumprimento da ordem judicial foi fixada em R$ 1 mil. A Google Brasil também está impedida de reproduzir esse vídeo e outros similares em qualquer meio de comunicação ou página da internet sob o seu domínio.
Postado na página "Garotinho Nunca Mais", o vídeo procurava ridicularizar o deputado federal, ao imitar a propaganda televisiva do site "www.bomnegocio.com". Com o título "Garotinho Governador: um Mau Negócio", o material exibia o rosto do pré-candidato ao governo do Rio acima de uma urna eletrônica, fazendo referências ofensivas à gestão dele no governo fluminense, entre 1999 e 2002. (Proc. Nº:
RP 17909

►TRE FLAGRA COMÍCIO DE GAROTINHO
A Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (CFPE) vai enviar relatório ao Ministério Público Eleitoral sobre evento promovido pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), filmado e fotografado por fiscais da 75ª ZE de Campos. A pretexto de rebater críticas da oposição à prefeita Rosinha, Garotinho reuniu lideranças políticas, vereadores e os deputados Paulo Feijó e Clarissa Garotinho, em 5 de maio, no ginásio do Automóvel Clube Fluminense (ACF). Lotado, o ginásio tinha faixas com a foto e o nome do pré-candidato ao governo estadual e, nos discursos, muitos elogios e referências à sua candidatura. O Ministério Público Eleitoral pode ajuizar ação por propaganda antecipada.
No áudio de uma gravação, o deputado federal Paulo Feijó diz que Garotinho foi impedido, "no tapetão", de ser governador já em 2010, atacando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. "A oposição, através desse TRE corrupto, fez Garotinho recuar e vir candidato a deputado federal", disse. Feijó, no entanto, aplaudiu a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, que reverteu a cassação de Rosinha e a inelegibilidade de Anthony Garotinho, decretados pelo TRE-RJ. A CFPE enviou a degravação do áudio à Presidência do tribunal, para eventuais providências.

► ACOMPANHANTE COM LUGAR RESERVADO
Foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, nesta segunda-feira (19) a sanção da Lei 6.775/14, que obriga teatros, cinemas, casas de shows e espetáculos em geral a reservarem assentos para os acompanhantes de pessoas com deficiência. Para a autora da iniciativa, deputada Clarissa Garotinho (PR), destinar espaço apenas às pessoas com deficiência não é o bastante para atrair este público. “Muitos não conseguem se deslocar sozinhos, necessitando de um acompanhante”, frisa a parlamentar. A lei dá prazo de 180 dias após sua regulamentação para que os estabelecimentos se adaptem.
A nova norma diz que o assento oferecido ao acompanhante deve estar ao lado daquele comprado pelo deficiente. Caso haja preço promocional do ingresso para a pessoa com deficiência, o benefício também deverá ser estendido ao acompanhante.

►FESTA REÚNE GARIS E MARGARIDAS
 Os garis e margaridas – como são conhecidas as profissionais da limpeza urbana – participaram sexta-feira (16), de confraternização no clube Recreativo, comemorando o Dia do Gari. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, e do secretário de Serviços Públicos, Tarce Filho.
Na saudação aos garis, o prefeito destacou a importância destes profissionais em sua administração, lembrando o trabalho que tiveram, no início de sua administração, quando foram retiradas mais de 70 mil toneladas de lixo das ruas da cidade. “Devemos muito aos garis e margaridas o trabalho que tem feito na cidade, tornando Caxias mais bonita”, disse o prefeito Alexandre Cardoso, que convidou os presentes a aplaudirem os garis. (Fotos: Letícia Passowski)

►EXPLORAÇÃO SEXUAL DE EM DEBATE
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Duque de Caxias promoveu nesta segunda-feira (19), uma série de atividades no auditório da Unigranrio com o objetivo de conscientizar a população e autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometido contra menores de idade. Apresentações das crianças da ONG Ojuobá Axé e da Associação Beneficente de Ação da Cidadania e Cultura (ABACC) e palestras sobre o tema lembraram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, comemorado no dia 18 de maio.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Peixoto, ressaltou a importância da união do poder público e da sociedade no combate a esses crimes. “Esse assunto não deve ser discutido apenas um dia, mas estar presente sempre em nossos debates. Pretendemos ampliar o alcance da campanha levando a discussão até nossas escolas. É preciso destacar o trabalho realizado pelos Conselhos Tutelares que procuram garantir os direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes”, disse.
Durante a manhã, o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Juarez Marçal, a coordenadora do projeto Trama, Michelle Gueraldi, e a psicóloga do núcleo de prevenção à violência, Ana Paula Costa debateram o assunto apresentando dados e situações ao público, constituído em sua maioria por conselheiros tutelares. À tarde, o tema foi exposto às crianças pelo conselheiro tutelar Rodrigo e pela psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Regina Célia.
Atualmente, além dos conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente, as famílias contam com o disque 100 (Disque Direitos Humanos – Disque Denúncia Nacional) para recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias à violação de direitos humanos. Criado como serviço de proteção de crianças e de adolescentes, o Disque 100 é vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH, e um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público. Ampliado, o serviço passou a acolher denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente os Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTT.
O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas através do número 100, do e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br ou do ortal http://www.sdh.gov.br/ são encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar nas situações de crianças e adolescentes, mantendo o sigilo e a identidade do denunciante. (Foto: Letícia Passowski)

Nenhum comentário: