quinta-feira, 16 de abril de 2015

 RAMAL DE SARACURUNA GANHA
 TRENS COM AR CONDICIONADO
 A partir da próxima segunda-feira (20/04), a SuperVia terá um novo planejamento operacional para o ramal Saracuruna nos dias úteis: os trens funcionarão em intervalos e não por horários e as partidas de Saracuruna ocorrerão a cada 20 minutos, ao invés dos 30 minutos atuais. Já o intervalo das partidas de Gramacho passará de 15 para 10 minutos (nos horários de pico*). Outra novidade para os passageiros do ramal é o embarque preferencial para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais na estação Gramacho. Agentes de controle indicarão o carro exclusivo e auxiliarão no embarque.
Com o novo planejamento, todas as viagens entre Gramacho e Saracuruna serão realizadas em trens com ar-condicionado, sendo possível ofertar o dobro de viagens no ramal e mais de 150 mil novos lugares. Para implementar essa redução, os passageiros do trecho Campos Elíseos - Saracuruna realizarão transferência na estação Gramacho para seguir viagem no sentido Central do Brasil. A troca de composição será feita na mesma plataforma de desembarque.
As mudanças, implementadas em caráter experimental, passarão por avaliação diária para que sejam identificadas as possíveis necessidades de ajustes. Com o sistema de intervalos do ramal Saracuruna, a concessionária controlada pela Odebrecht Mobilidade, avança na consolidação de investimentos assumidos em 2011: a entrada em operação de novos trens, todos com ar refrigerado, melhorias nos índices operacionais, reforma de subestações de energia, novo Centro de Controle Operacional e o início do funcionamento do ATP (Automatic Train Protection), um reforço no sistema de sinalização que permite a redução do intervalo entre as composições e aumenta a capacidade de transporte, pois serão 150 mil novos lugares no ramal por dia.
Passageiros estão sendo informados sobre a alteração no planejamento das viagens por meio do sistema de áudio das estações, Central de Atendimento e canais digitais da SuperVia (site, aplicativo, Facebook e Twitter). Além disso, durante as primeiras semanas, a concessionária terá promotores e equipes de programas “Posso Ajudar?” e Jovens Aprendizes, dedicados à orientação sobre as alterações nas estações.
“Estamos dando mais um importante passo para transformar o trem do Rio em um meio de transporte cada vez mais rápido e eficiente. Nos últimos dois anos observamos um aumento de 30% no número de passageiros transportados por dia no ramal Saracuruna. Em 2011, assumimos o compromisso de levar agilidade, conforto e segurança para o dia a dia dos passageiros e, com todos os investimentos em andamento, estamos conseguindo alcançar nosso objetivo de contribuir para a melhoria na mobilidade urbana dos 12 municípios por onde o sistema ferroviário passa”, ressalta Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.

 Com essas mudanças, os passageiros das estações Campos Elíseos, Jardim Primavera e Saracuruna devem realizar transferência na estação Gramacho para seguir viagem no sentido Central do Brasil e todas as viagens entre Gramacho e Saracuruna serão realizadas em trens com ar-condicionado.

Nenhum comentário: