quarta-feira, 7 de maio de 2014

SENADOR DIZ QUE REAJUSTE NO IR E
NO BOLSA FAMÍLIA FOI POLITICAGEM 
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) considerou eleitoreiro o reajuste no Bolsa Família e na tabela do imposto de renda, que só valerá em 2015, anunciados na véspera do Dia do Trabalho pela presidente Dilma Rousseff. Por isso, ele acha que a oposição fez bem ao pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se manifeste sobre o caso. Para Jarbas, "em queda contínua e acentuada nas pesquisas de intenção de voto e de avaliação do governo", a Presidente "perdeu completamente a compostura" na sua fala à Nação que foi ao ar no dia 30 de abril, véspera do Dia do Trabalho.
Segundo o parlamentar pernambucano, não há porque falar em "pacote de bondades, mas em incompetência", já que correção da tabela do imposto de renda foi tão pequena, a ponto de a presidente nem citar o índice de 4,5 % no pronunciamento. O parlamentar advertiu que esse reajuste é menor até que a estimativa de inflação para este ano, fixada em 6%. Ele informou que, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a defasagem acumulada na tabela do Imposto de Renda chega a 61%, na comparação com a inflação oficial, que, salientou, "está muito distante da realidade das feiras e dos supermercados, da boca do caixa, onde brasileiros e brasileiras deixam, cada vez mais, grande parte dos seus salários".
O mesmo raciocínio, afirmou o representante pernambucano, se aplica ao reajuste do programa Bolsa Família. Jarbas observou que o reajuste de 10% anunciado "não repõe as perdas causadas pela inflação, especialmente a inflação dos alimentos, que atinge os brasileiros mais pobres de forma devastadora". Também explicou que não existe ganho real para os beneficiários do programa, pois a inflação acumulada entre o último reajuste, em 2011, e o último mês de maio chegou a 19,5%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC.
Em linguagem direta, segundo o senador, "vendida como medida redentora, a correção do Bolsa Família e da tabela do Imposto de Renda não chega nem perto de corrigir as perdas causadas pela inflação". De qualquer forma, o senador mostrou-se revoltado com a atitude da presidente, que evitou mencionar o percentual de reajuste da tabela do IR, por ser muito pequeno, e destacar o percentual de reajuste do Bolsa Família, por entender que isso renderia avaliações positivas.
— O eleitor brasileiro não é bobo. Ele não vai se iludir com essas medidas populistas. O governo deveria, isto sim, propor regras claras e definitivas para a correção do Bolsa Família e da tabela do imposto de renda. Dilma não o faz porque pretende continuar usando esse reajuste para politicagem, como se os recursos não fossem públicos, mas viessem de sua conta corrente — alertou Jarbas Vasconcelos.
Ele chamou ainda a atenção para erros gerenciais da presidente na política de energia elétrica e na administração da Petrobras. E lamentou que Dilma Roussef e seu partido estejam relegando os aposentados a segundo plano. (Agência Senado)

Nenhum comentário: