quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DIA “D” PARA A RECUPERAÇÃO
DO HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS 
Sempre que é cobrado sobre as providências para a conclusão das obras do antigo Hospital Duque de Caxias, fechado desde janeiro de 2009, o prefeito Alexandre Cardoso repete que, sem a conclusão da auditoria nas contas daquela unidade, não é possível à Prefeitura reassumir a propriedade daquele imóvel.  Pelo projeto anunciado pelo ex prefeito Zito, o velho “Duque”, inaugurado, depois de 16 anos de obras, pelo prefeito Moacyr do Carmo em 1968, seria transformado numa Policlínica – com várias especialidades, mas sem setores de urgência ou emergência.
Durante a campanha eleitoral de 2012, o então candidato Alexandre Cardoso reafirmou que o “Duque de Caixas” não reabriria as suas portas como mais um hospital, mas, sim, como um grande centro médico, com diversas clínicas, que atenderia a praticamente todas as necessidades da população. Com as mudanças na infraestrutura da Polícia de Saúde em virtude da criação das UPAS, depois de atendido na nova UPA, os pacientes seriam encaminhados para os hospitais Moacyr do Carmo e Adão Pereira Nunes (Saracuruna” nos casos em que fosse necessária a internação.
No final de agosto, a previsão do prefeito era de que até o dia 15 de setembro estaria concluída a minuciosa auditoria que está sendo feita no antigo hospital, inclusive a contagem do número de aparelhos de ar condicionado, de tomadas e até das instalações elétricas. Pelo otimismo demonstrado pelo prefeito nos últimos dias, tudo indica que no início da próxima semana ele poderá anunciar a licitação para a contratação da empresa que irá concluir as obras, que devolverão à cidade, como um grande ambulatório, o seu primeiro hospital público.
Segundo a previsão do prefeito, serão necessários entre R$ 8 e R$ 10 milhões para a conclusão das obras e compra dos equipamentos  e mobiliário necessários ao funcionamento das diversas clínicas, que ocuparão o prédio do antigo “Duque”, na rua Manoel Lucas, que recebeu esse nome como homenagem da Câmara de Vereadores ao proprietário do loteamento Parque Senhor do Bonfim, que doou o terreno original para construção do hospital, um projeto do então deputado federal Getúlio de Moura, de Nova Iguaçu, que criou, há mais de 60 anos, a Associação de Caridade Hospital de Caridade Duque de Caxias, encampada pelo Dr. Moacyr do Carmo em 1967.

Nenhum comentário: