quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
AINDA PODE SER SALVO 
O conjunto histórico da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a casa grande da fazenda São Bento, patrimônios históricos de Duque de Caxias, serão restaurados numa ação conjunta da Prefeitura com a Diocese de Duque de Caxias e o Instituto Histórico do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), e contará ainda com a participação da iniciativa privada.  A definição ocorreu nesta quarta-feira (11), em uma reunião que contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso, do secretário de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, do superintendente do Iphan- Rio, Ivo Matos Barreto Júnior, do arquiteto do Iphan, José Ribeiro.
Também participaram do encontro o padre Paulo Oliveira Reis, representando o bispo diocesano dom Tarciso Nascentes, o professor Paulo Pinto, do Museu Vivo do São Bento, Antônio Augusto Braz, diretor da Feuduc, entre outros representantes da diocese.
Segundo o prefeito, é preciso concluir as obras de restauro deste patrimônio histórico da cidade. “Este encontro é importante por estarmos definindo ações que realmente possam preservar um dos patrimônios de Duque de Caxias, a igreja do Pilar. Vamos buscar recursos junto ao governo federal como também buscar parceria com a iniciativa privada”, revelou.
“Queremos valorizar esta região e não tenho dúvidas do orgulho que a iniciativa privada sentirá por apoiar um projeto desta importância. Com a igreja restaurada, ela será um foco de atração de turistas para a região”, destaca.
Para o superintendente do Iphan, Ivo Matos Barreto Júnior, como já existe um projeto pronto para a restauração da igreja e dos outros patrimônios históricos da área do São Bento.  “Como o projeto já está pronto e o prefeito está articulando na busca de recursos, ficará mais fácil executarmos as obras necessárias para preservar não só a igreja, como também a casa grande da fazenda São Bento”, disse. 

Nenhum comentário: