terça-feira, 23 de setembro de 2014

70% DOS ELEITORES AINDA
NÃO ESCOLHEU DEPUTADO 
A pouco mais de duas semanas das eleições, de cada dez eleitores, sete não sabem em quem vão votar para deputado federal nem estadual, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada no site do jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (19).
De acordo com a pesquisa, entre os que têm de 16 a 24 anos, 80% ainda não escolheram candidato a deputado federal. No caso dos candidatos a deputado estadual, a maior taxa de indecisos está entre os que têm ensino fundamental: 75%. E em todas as regiões do país essas taxas estão acima de 60%.
Os percentuais são considerados altos, em comparação com os da eleição presidencial, por exemplo. Para o instituto, há várias hipóteses para explicar essa disparidade.
Uma das hipóteses é que as eleições de outubro são para presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara e assembleias legislativas. As eleições para os cargos de presidente e governador ganham mais destaque que as disputas por cargos do Legislativo.
Outras hipóteses são o desalento dos eleitores com o Congresso e com as assembleias e o modelo de voto proporcional em lista aberta que faz com que cada votante tenha que escolher um entre centenas de candidatos inscritos em cada estado. (Com Agência Câmara)

O mais provável é que a alta taxa de eleitores sem candidatos seja uma combinação de todos os fatores. O Datafolha fez 5.340 entrevistas em 265 municípios entre nos dias 17 e 18 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Nenhum comentário: