domingo, 21 de setembro de 2014

 RIO PODERÁ ENFRENTAR
RACIONAMENTO DE ÁGUA 
Já falta água no Rio de Janeiro. A cidade de São João da Barra é o primeiro município fluminense prejudicado pelo acordo celebrado entre a União e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que resultou na diminuição do volume de água que chega ao Rio de Janeiro. Diante da situação de calamidade, o Ministério Público Federal em Campos dos Goytacazes (MPF/RJ) move nova ação civil pública contra a Resolução n° 1309/14 da Agência Nacional de Águas (ANA) que autorizou essa redução de vazão (volume) e pede a decretação de estado de calamidade pública na região banhada pelo rio Paraíba do Sul pelos próximos dois anos.
"O acordo é uma artimanha para mascarar a transposição do rio Paraíba do Sul, que já vem ocorrendo, pois com a desculpa de impacto local, São Paulo já está desviando água da bacia hidrográfica e afetando a quantidade de água que chega ao Rio de Janeiro e região metropolitana, bem como o Norte Fluminense. Na prática, com a resolução, é como se tivessem dado autorização para a transposição sem as formalidades legais e estudos técnicos. Queremos, portanto, a nulidade do acordo e que volte a vazão anterior, devolvendo a mesma quantidade de água para o Rio de Janeiro", alerta o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, autor da ação. 
A Resolução ANA 1.309, de 29 de agosto de 2014, é resultado de acordo costurado entre a União e os três estados do Sudeste afetados pelo problema de falta de água (SP, MG e RJ). O documento autorizou a redução temporária da vazão mínima na barragem de Santa Cecília, no rio Paraíba do Sul, sob argumento de uso prioritário dos recursos hídricos para o consumo humano e a dessedentação de animais. 
No entanto, ao possibilitar que São Paulo reduza a vazão do rio Jaguari, o estado do Rio de Janeiro começa a sofrer com a falta de água. A ANA determinou a redução de 5 mil litros por segundo (5m3/s), na vazão do Rio Paraíba do Sul, destinada ao Estado do Rio de Janeiro. 
Além da nulidade da resolução, o MPF quer ainda que a ANA tome as medidas necessárias para assegurar o uso prioritário das águas do rio Paraíba do Sul, evitando-se o agravamento do desabastecimento de populações ao longo de sua calha fluvial. As medidas para o enfrentamento da crise hídrica atual deverão, ainda, ser divulgadas para a sociedade. 
Em maio deste ano, o MPF/RJ moveu ação civil pública contra projeto de transposição do Rio Paraíba do Sul. Para o MPF, o projeto paulista prejudicaria o abastecimento de água no Rio de Janeiro. A ação foi movida contra a União, a ANA, o Estado de São Paulo e o Ibama. A ação, que tramitava na Justiça Federal em Campos, foi declinada para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde será distribuída para um dos onze ministros.
"Entendemos que o acordo que resultou na resolução da ANA teve a finalidade justamente de esvaziar a discussão e camuflar a crise hídrica, tentando induzir o Judiciário ao erro. Temos que impedir a transposição do rio Paraíba do Sul, sob pena de afetarmos milhões de pessoas por conta da negligência dos órgãos responsáveis", pontua o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira. 

►MARINA TAMBÉM PASSOU FOME
Mesmo diante do massacre promovido pela presidente Dilma Rousseff, erguendo a bandeira do medo para assustar o eleitoral, Marina Silva manteve o sangue frio e foi direto ao ponto. Ao revelar que também já passou fome, Marina Silva garantiu que, ao invés de acabar com o Bolsa Família, herdado de FGC por Lula, ela vai ampliar o programa, que deve ser um projeto de Estado, de caráter permanente, e não apenas um projeto eleitoreiro de um partido ou de um governante.
Em um vídeo gravado durante um comício em Fortaleza e levado ao ar no seu programa eleitoral de terça-feira (16), a candidata dizia que passou fome e viu seus pais deixarem de comer para que os filhos pudessem dividir um ovo — e que alguém que passou por uma experiência assim jamais iria acabar com o Bolsa Família. Com a voz embargada, a ex senadora encerrou a gravação advertindo:
- Isso não é um discurso, isso é uma vida!

►MP DENUNCIA CORRUPÇÃO NA ANP
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) denunciou por corrupção passiva o ex-superintendente de abastecimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Edson Menezes da Silva, o então procurador federal junto à ANP, Antônio José Moreira, e o ex-estagiário da Procuradoria Federal Daniel de Carvalho Lima. Os três são acusados de cobrar propina para acelerar o andamento de procedimento administrativo da ANP.
De acordo com a denúncia, em maio de 2008 o procurador federal Antônio José Moreira solicitou a advogada Vanuza Vidal Sampaio o pagamento de R$ 40 mil para acelerar a tramitação de um procedimento administrativo da ANP relativo à distribuidora de petróleo Petromarte, empresa cliente da advogada. O valor indevido foi solicitado a mando de Edson Menezes, então superintendente da ANP.
O denunciado Daniel de Carvalho, era à época estagiário da Procuradoria Federal junto a ANP e concorreu para a prática do crime, entrando em contato com a advogada e agendando reuniões para negociação da propina, nas quais compareceu ao lado de Antônio José.
Após sofrer as solicitações de propina, a advogada Vanuza Sampaio relatou os fatos ao MPF, à Inteligência da ANP e à Polícia Federal. A denúncia do MPF, oferecida pelo procurador da República Fernando José Aguiar de Oliveira, está na 2ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. (Proc. nº 20085101812930-1)

►PPS PEDE INVESTIGAÇÃO NOS CORREIOS
O PPS pediu nesta sexta-feira(19) à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de inquérito civil público para que seja apurada a entrega de material de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) pelos Correios sem chancela ou comprovante de que houve postagem oficial.
O partido integra a coligação “Unidos pelo Brasil”, encabeçada pela presidenciável Marina Silva (PSB), que, nas pesquisas de intenção de voto, aparece em situação de empate com Dilma em simulação de segundo turno.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada hoje, o número declarado de panfletos distribuídos sem chancela dos Correios foi de 4,8 milhões. O jornal informou que a estampa, prevista em norma da própria estatal, demonstraria que houve pagamento para o envio, de forma regular, da propaganda eleitoral.
Na representação, o PPS sustentou que o caso é de improbidade administrativa porque “a candidata [Dilma] utilizou gratuitamente e fraudulentamente um serviço público, que deve ter pagamento comprovado, para realizar sua campanha eleitoral”. A estatal é controlada pelo PT.
Dilma afirmou que sua campanha pagou pela entrega dos panfletos e tem nota fiscal. Classificou a notícia como “factoide”. “Mistura de público e privado é se eu botasse as cartas e não pagasse”, disse.

►REVISTA LIGA CID COMES A DELATOR
Reportagem da revista ISTOÉ, deste fim de semana, com o título “Unidos pelo petróleo”, fala sobre as relações entre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, delator de esquema de corrupção na estatal, e o governador do Ceará, Cid Gomes. A semanal – que na edição anterior revelou que Cid também havia sido citado por Costa em depoimento, como um dos beneficiários do esquema – desmente a versão do político cearense de “nunca haver estado com ele na vida”.
“Suas explicações iniciais, porém, foram desmontadas em pouquíssimas horas. No mesmo dia da publicação da reportagem de ISTOÉ, pipocaram nas redes sociais fotografias de encontros e eventos em que Paulo Roberto Costa e Cid Gomes aparecem lado a lado. Numa das imagens, o delator e o político cearense demonstram intimidade. Sorriem um para o outro. Uma dessas fotos foi tirada no dia 10 de junho de 2008 no Palácio de Iracema, antiga sede do governo do Ceará. Na imagem, Cid está sentado à cabeceira de uma ampla mesa de reuniões, tendo Costa imediatamente a seu lado”, diz trecho da reportagem.
A revista detalha negócios fechados entre o governador e o então diretor de Abastecimento da Petrobras, como o projeto da refinaria Premium II, “anunciada com pompa pelo governo do Ceará como a futura maior refinaria de petróleo do mundo com produção de 300 mil barris por dia e investimentos estimados em R$ 11 bilhões”.
“Foi apenas o primeiro de muitos encontros entre Cid e Costa. Os dois estiveram juntos participando de reuniões para tratar de negócios privados, mesmo depois de Costa ter deixado a Petrobras em abril de 2012. Em maio de 2013, ambos trataram de um projeto pessoal do delator e ex-diretor de Abastecimento da estatal: a instalação no Estado de uma minirrefinaria de petróleo. Em 17 de janeiro deste ano, Costa esteve em mais um encontro com Cid. Na reunião, o governador do Ceará lhe prometeu uma área de dez hectares no Complexo Industrial e Portuário de Pecém”, informa a semanal.

►CARTÓRIOS DEVEM ABRIR SUAS CONTAS
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) opinando pela constitucionalidade do artigo 7º, II, da Lei 6.370/2012, do Rio de Janeiro, a qual determina a publicidade, pela Corregedoria Geral de Justiça do Rio, da arrecadação dos cartórios do Estado. A manifestação refere-se à Ação Direta de Inconstitucionalidade 5071, proposta pela Associação Nacional de Defesa dos Cartórios da Atividade Notarial e de Registro, que questiona o dispositivo. O parecer será analisado pelo relator da ação, ministro Teori Zavascki.
Segundo o PGR, os princípios da publicidade e da transparência aplicam-se à atuação de toda administração pública. Argumenta, também, que a legislação fluminense está de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). Além disso, o procurador-geral expõe que a jurisprudência do STF já consolidou o entendimento de que as atividades desempenhadas pelos cartórios têm natureza pública.
"Os serviços notariais e de registro, apesar de exercidos em caráter privado, constituem atividades próprias do poder público. Possuem natureza jurídica de função pública e sujeitam-se à fiscalização e a controle pelo Judiciário, em razão de sua inegável importância para a validade, eficácia, segurança e controle dos atos negociais", sustenta o PGR. Janot complementa: "Ademais, são custeados com recursos públicos, cobrados de forma compulsória, o que reforça a necessidade de transparência em sua gestão."
Para a Associação, a determinação de publicação da arrecadação dos cartórios violaria a intimidade e a vida privada. No entanto, para o procurador-geral, a lei não determinou a publicação de ganhos ou rendimentos pessoais dos notários, tabeliães ou registradores públicos. "É inadmissível qualquer pretensão de ocultar do público essa receita, a título de proteção da privacidade. Não há privacidade envolvida, porquanto se trata de importes recolhidos compulsoriamente do público usuário dos serviços registrais e notariais", defende.
De acordo com o parecer, também não houve violação à competência privativa da União para legislar sobre registros públicos, uma vez que não há interferência nas atividades desenvolvidas pelos titulares de serviços notariais. Conforme sustenta, a lei "apenas estabeleceu providência a ser adotada com objetivo de conferir publicidade a dados apurados pelo Judiciário fluminense no exercício de sua atuação fiscalizatória."
O procurador-geral argumentou, ainda, além da questão do mérito, que a ação não deve ser conhecida, pois a Associação não possui legitimidade ativa para ser requerente de uma ação direta de inconstitucionalidade. Segundo o PGR, não há homogeneidade, comunhão e identidade de valores que possam identificar os associados como pertencentes a uma determinada classe.


►DEBATE REUNE CANDIDATOS DO RJ
Nesta segunda-feira (22), às 11 horas, as revistas VEJA e VEJA Rio realizam debate entre os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Foram convidados os cinco mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos do Estado, e todos confirmaram presença.
Foram convidados para o debate os candidatos Anthony Garotinho (PR), Luiz Fernando Pezão (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Lindbergh Farias (PT) e Tarcísio Motta (PSOL). O encontro será mediado pelo jornalista Augusto Nunes e terá transmissão ao vivo em VEJA.com.
Realizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), o debate será composto por cinco blocos. Em dois deles - o primeiro e o quarto -, candidato pergunta para candidato, com tema livre. Em outros dois, as perguntas serão feitas por jornalistas de VEJA e representantes da OAB e Estácio - um deles com tema pré-determinado (transporte, segurança, educação, orçamento e saúde), e o outro, livre. O último bloco está reservado às considerações finais. (Foto:  Veja)

►FORBES: O MERCADO NÃO QUER DILMA
A revista americana  Forbes 
divulgou em seu site uma lista com cinco razões pelas quais acredita que os eleitores brasileiros não deveriam reeleger a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT). 
Em texto que elenca os avanços econômicos e sociais no Brasil ao longo dos últimos vinte anos – transformações que tiveram início, lembra a revista, no governo de Fernando Henrique Cardozo –, a Forbes afirma: sob o comando de Dilma, o país passou da expansão para a melancolia.
Depois de elencar os avanços dos governo FHC e Lula, o texto ressalta a situação econômica do país, que vive um quadro de recessão técnica e inflação no teto da meta. “Os investidores de todo o mundo, que chegaram a fazer fila para comprar um pedaço do ‘sonho brasileiro’, olham agora para mercados mais atrativos, como o México (e celebram todas as vezes que Dilma perde pontos nas pesquisas eleitorais)”, diz o colunista Anderson Antunes. E encerra: Dilma não apenas falhou em manter tudo em ordem, como está colocando os avanços em risco.

►PT DEPRECIA A PETROBRÁS E O IBGE
A candidata à Presidência da República pelo PSB, a ex-senadora Marina Silva, disse que a Petrobras e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão sendo "depreciados" pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A crítica vem na esteira da delação premiada feita pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, de que várias diretorias da estatal estão envolvidas em irregularidades e em erros na divulgação de dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) pelo IBGE.
"Eu não sou de fazer pré-julgamentos, não faço com meus adversários aquilo que eles têm feito comigo. O que eu posso dizer é que instituições que antes eram respeitadas estão sendo depreciadas no atual governo. É o que aconteceu com a Petrobrás e é o caso do IBGE, que é uma instituição importante, que tem pessoas comprometidas, mas é reflexo de má gestão, que cria essa situação inaceitável", disse a socialista durante um ato de campanha em Campinas (SP).
Na sexta-feira (19), o IBGE assumiu a existência de erros graves nos dados da PNAD referentes ao ano de 2013. Já a Petrobras vem sendo envolvida em uma série de denúncias de corrupção em contratos de diversas empresas com a estatal. Os dois casos estão sendo alvo de duras críticas por parte da oposição.

►MPE DENUNCIA VEREADOR DO PR
O candidato a deputado federal Serginho Correia (PR), vereador em Duque de Caxias (RJ), vai responder por propaganda eleitoral antecipada, no primeiro semestre deste ano. A representação foi movida pelo procurador eleitoral auxiliar Sidney Madruga, da equipe da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) voltada a reprimir propagandas irregulares. Segundo a denúncia do MPE, o vereador promoveu e autorizou a instalação de tendas em Duque de Caxias, onde exibia vários cartazes, fotos e o bordão pela “municipalização” da água adotado na campanha em andamento.
A PRE/RJ requereu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que aplique multa de até R$ 25 mil ou equivalente ao custo da propaganda, se esse valor for maior. O procurador pediu a multa máxima devido à reiteração da conduta ilícita e ao grande alcance dos cartazes e panfletos, distribuídos em via pública e para muitos eleitores.
"Mesmo sem um pedido explícito de voto, o político agiu para alavancar suas pretensões políticas no pleito de outubro", diz o procurador eleitoral auxiliar Sidney Madruga, que repassou informações para o procurador regional eleitoral analisar se foi cometido abuso de poder econômico e político.
"Para estimular psicologicamente o eleitor, a propaganda não necessita ser explícita, já que os anúncios mais eficazes não são aqueles endereçados ao eleitor consciente." (Com Ass. Com. da PRE/RJ)

►TRE-RJ FECHA NOVOS CENTROS SOCIAIS
A fiscalização da 78ª ZE de Duque de Caxias fechou dois centros sociais ligados a candidatos do PROS que funcionavam de forma camuflada na cidade. Desde julho, uma candidata a deputada estadual havia desativado o centro social que possui no centro da cidade, mas passou a praticar o assistencialismo político no próprio comitê de campanha, onde foram encontrados receituários médicos da prefeitura, guias do SUS, amostras grátis de remédios, preservativos e cartazes com ofertas de cursos gratuitos. O local já foi a sede da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec), órgão da prefeitura de Caxias.
Há uma semana, o outro posto assistencial de um candidato a deputado federal também suspendeu o atendimento, para evitar problemas com a Justiça Eleitoral. Porém, os fiscais apreenderam no local R$ 13,6 mil em espécie, além de receituários da prefeitura, guias do SUS e medicamentos semelhantes aos flagrados no comitê da colega de partido. Uma senhora desavisada ainda entrou no centro social perguntando aos fiscais sobre como se inscrever nas sessões de fisioterapia anunciadas num panfleto, que tinha o santinho do candidato grampeado. O relatório com o material recolhido será enviado ao Ministério Público Eleitoral, para as ações cabíveis.

►CAXIAS JÁ ENTREGOU 2 MIL CASAS
A casa própria se tornou realidade nesta sexta-feira(19), para 500 famílias de Duque de Caxias, que receberam as chaves de seus imóveis no Condomínio Rotonda, no bairro Nossa Senhora do Carmo, próximo à estação de Gramacho.  Entre os contemplados estão 80 moradores do assentamento Nova Jerusalém, área considerada de risco. 
Durante a solenidade, o prefeito Alexandre Cardoso lembrou que em menos de dois anos de administração já foram entregues cerca de duas mil unidades habitacionais tanto para moradores de áreas de riscos como os inscritos no programa habitacional federal.
Para o prefeito, Duque de Caxias tem um déficit habitacional de aproximadamente 30 mil imóveis. “Desde que assumimos a prefeitura, já foram entregues duas mil moradias e pretendemos contratar mais cinco mil e planejamos outras 20 mil. O importante é que estamos tornando realidade o sonho da casa própria, principalmente daqueles que moravam em regiões de risco, como as pessoas que viviam no assentamento Nova Jerusalém”, disse.
Segundo o vice- prefeito Laury Villar, a entrega das chaves era um momento especial para todos. “Acompanhei o sorteio dos apartamentos na Vila Olímpico e foi emocionante ver as pessoas conseguindo suas casas”, afirmou.
Após a cerimônia de entrega das chaves Alexandre Cardoso visitou um dos imóveis, e o apartamento escolhido foi o da dona de casa Dejane Firmino da Silva. “Levei um susto, jamais iria esperar que o prefeito fosse a primeira visita em minha casa”, revela a dona do imóvel que vivia com os três filhos na casa da irmã, no bairro do Pantanal, próximo ao seu novo endereço.
“É um momento importante na minha vida, pois estava morando na casa de parentes. Agora, consegui o meu teto, meu canto e para meus filhos. Nunca imaginei que um dia teria minha casa”, revela.
Olhos vermelhos de chorar e as mãos segurando firme a chave da nova casa, a aposentada Lucimar Lelis tinha muito o que comemorar. Moradora do assentamento Nova Jerusalém, comunidade localizada às margens do Rio Sarapuí, na divisa entre o primeiro e o segundo distrito, o apartamento de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, era o sonho que havia virado realidade.
“Só eu sei o que era minha vida antes deste apartamento. Ratos, mosquitos, esgoto, enchente, medo. Passei por muita dificuldade até este dia. Um dia que jamais irei esquecer: o dia que ganhei minha casa. Agora poderei viver em um lugar seguro, sem o risco de acordar com a água invadindo minha casa ou conviver com ratos. Vou trabalhar, dentro das minhas possibilidades para manter esta casa, que foi um presente que jamais imaginei ter em minha vida”, conta a aposentada.

► “CONTRADITÓRIO” VENCE FESTIVAL DE MUSICA  
Sarah Pessanha empolgou o público
A final do Festival Estudantil de Música Brasileira, realizada na noite desta sexta-feira (19), no Teatro Raul Cortez, Centro de Duque de Caxias, teve todos os ingredientes dos antigos festivais da década de 1960: torcida pela banda, parentes e amigos com cartazes e cantando a música, nervosismo nos momentos que antecederam a divulgação do resultado final e o choro da grande vencedora da noite, Sarah Pessanha, com a música Contraditório (prêmio de R$ 10 mil), o rapper dos Subversivos dos Submundo, que ficou em segundo lugar (R$ 5 mil), e Marcelly  Amaro, que conquistou o terceiro lugar (R$ 4,5 mil). Para fechar o evento, a cantora Sandra de Sá, fez uma apresentação que levantou o público. O festival recebeu mais de 100 inscrições de jovens compositores de diversas instituições de ensino da rede particular e pública da Baixada Fluminense
Sandra ficou admirada com a qualidade
da musica dos jovens compositores

O prefeito Alexandre Cardoso disse que irá estudar uma forma de dar continuidade do festival. “Temos que dar prosseguimento a este festival, não podemos deixar que ele pare aqui. Este é um momento importante para a cidade e precisamos incentivar os novos talentos”, afirmou.
Para o secretário de Cultura e Turismo do município, Jesus Chediack, o número de inscritos mostrou que a cidade tem talentos que precisam ter sua chance. “A qualidade das composições e dos participantes surpreendeu positivamente”, revelou o secretário que anunciou ainda, que os três primeiros colocados no festival estarão presentes na Festa do Padroeiro, no próximo ano.
A qualidade dos participantes chamou a atenção dos seis jurados responsáveis pela escolha dos três primeiros colocados: Ricardo Cravo Albin, Tibério Gaspar, Rafael Zulu, Érico Brás, Jorge de Sá e Isabella Taviani. A cantora, que surgiu em festivais estudantis, apoiou a iniciativa da prefeitura. “Apesar de não ter acompanhado as duas primeiras etapas, considero importante a realização de um festival como este. Foi através de um festival estudantil que resolvi seguir minha carreira na música”, explicou.
Emoção do início ao fim
Enquanto os apresentadores, os atores Roberta Rodrigues e André Ramiro, faziam a abertura do festival, na plateia parentes e amigos dos participantes levantavam cartazes com o nome da banda ou do cantor, caso dos familiares dos rappers do Subversivos do Submundo e da cantora Sarah Pessanha.
 Quem se apresentava ia para a plateia acompanhar o grupo seguinte. Afinal, em festival nunca é demais estar atento ao concorrente. Após os 10 finalistas se apresentarem foi a vez do palco ser ocupado por nada menos que Sandra de Sá, que além de interpretar seus grandes sucessos, chamou os participantes a dividirem o show com ela.

“Independentemente do resultado, todos são vencedores. Este festival é uma semente que deve se espalhar pelo país”, defendeu. (Fotos: Ralff Santos

Nenhum comentário: