segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PT VAI USAR AÉCIO PARA
DESCONSTRUIR MARINA 
Em vídeo que deverá ir ao ar esta semana, petistas dizem não ser possível confiar em quem “escreve programa de governo a lápis”, frase utilizada pelo tucano contra a candidata do PSB para criticar recuos em proposta. Dessa forma, reproduzindo o discurso de Aécio, o marqueteiro João Santana espera tirar Marina do segundo posto, o que levaria Aécio Neves, considerado pelos petista mais fraco eleitoralmente,  para o segundo turno. Nas simulações feitas por todos os institutos de pesquisa para um possível segundo turno, enquanto Maria vence Dilma, embora o resultado seja considerado como empate técnico, a presidente ganha de longe sobre o ex governador mineiro.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a campanha de Dilma preparou um vídeo em que critica a falta de “firmeza em seus compromissos” da ex-senadora e recorre à declaração de Aécio que põe em xeque quem “escreve programa de governo a lápis”.
Por duas vezes, o senador mineiro disse na semana passada que entregará um programa de governo feito “a caneta” e não “a lápis”, como sua adversária, em referência aos recuos do PSB, como a retirada de trechos sobre o apoio à união civil dos homossexuais e à criminalização da homofobia.
Segundo a repórter Daniela Lima, a publicidade de Dilma que deverá ir ao ar esta semana explora visualmente o raciocínio do tucano. Uma mão escreve a lápis que o “pré-sal não é prioridade”. Em seguida, a mesma mão usa uma borracha para apagar a mensagem. “Se como candidata Marina mudou de opinião diversas vezes, imagina o que aconteceria se ela fosse presidente?”, afirma o locutor.
“Para ser presidente, é preciso ter firmeza em seus compromissos, não escrever programa de governo a lápis. Quem sempre volta atrás, nunca vai pra frente”, continua.
A peça faz parte da estratégia da campanha petista de desconstruir a imagem de Marina. As últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha apontam vantagem de Dilma no primeiro turno e cenário apertado no segundo turno. No Ibope, a candidata do PSB aparece à frente da petista em uma eventual segunda rodada de votação; no Datafolha, a ex-ministra do Meio Ambiente segue à frente, mas em empate técnico com a candidata à reeleição.

Nenhum comentário: