EXPLORAÇÃO DE TRABALHADOR
AGORA TEM NOME E LOGOMARCA
A empresa JBS-Friboi,
responsável pelas marcas Friboi e Seara, viram-se em uma saia-justa depois que
os funcionários criaram uma campanha virtual para reivindicar seus direitos.
Líderes sindicais utilizaram uma paródia da premiada propaganda “Carne tem nome
– Friboi”, estrelada pelo ator Tony Ramos, para chamar a atenção para a
causa.
A estratégia deu certo. Depois
que o vídeo viralizou, principalmente por meio do aplicativo WhatsApp, a
gigante se reuniu com entidades que representam os trabalhadores e decidiu
atender ao menos uma de suas principais reivindicações por enquanto, a de
reduzir o valor do plano de saúde de R$ 111 para R$ 45 por mês.
A mudança gerou o custo para a
empresa de cerca de R$ 3,6 milhões mensais, ou seja, R$ 43,5 milhões ao ano. É
menos do que a JBS doou nas eleições do ano passado. Segundo o Tribunal
Superior Eleitoral, a empresa injetou R$ 366,8 milhões em campanhas políticas
de dezenas de candidatos, conforme sugere a denúncia feita pelo vídeo. Assista
a seguir.
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