sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COM TERMÔMETRO A 40CAXIAS SE
REFRESCA NO PARQUE DA TAQUARA 
A alta temperatura do verão tem castigado a população da Baixada Fluminense com temperaturas próximas aos 40º C. Em vez de disputar o espaço nas lotadas praias da Zona Sul, da Barra da Tijuca (com engarrafamentos tipo SP) ou no piscinão de Ramos, muitos caxienses preferem desfrutar das ótimas opções do Parque Natural da Taquara, no 3º Distrito. São inúmeras cachoeiras, nascentes e quedas-d’água cristalinas para aliviar o forte calor. E o melhor de tudo é que a Prefeitura disponibiliza todo este lazer gratuitamente, com o Parque abrindo de terça a domingo, das 8h às 17h, inclusive nos ensolarados fins de semana, quando o número de visitantes chega ao máximo.
“Isso aqui é um paraíso. Não conhecia, segui a indicação de um amigo que falou maravilhas. Aproveitei a folga para trazer a família para curtir. Voltarei com certeza”, disse o autônomo, Fernando de Oliveira, de 39 anos, morador do bairro Lote XV, bairro de Belford Roxo na divisa com Duque de Caxias.
A vasta natureza é um grande atrativo aos amantes dos esportes naturais. Grupos de escoteiros, estudantes e igrejas podem agendar a visitação guiada com os guardas ambientais para conhecer as trilhas acessíveis às caminhadas ecológicas e as cachoeiras próprias para o banho.
A Secretaria de Meio Ambiente, buscando a melhor comodidade para os visitantes, coloca à disposição dos visitantes 12 guardas ambientais treinados para recepcionarem, e passar todas as informações acerca do Parque e seus atrativos.
“São quase 20 mil hectares de mata atlântica. O importante é a população aproveitar este paraíso ecológico. Destacamos a necessidade da conscientização para a conservação do parque. Uma das nossas preocupações, é em relação ao lixo. Para isso, temos muitos recipientes espalhados por todo o parque”, destaca o guarda ambiental, Valdeque Cândido, de 65 anos, que trabalha na reserva desde 2009. Os frequentadores estão se conscientizando da necessidade de não sujar o parque. Muitos já trazem de casa sacos plásticos para juntar seu lixo e deixam os volumes na saída próximo as lixeiras.
Uma das cachoeiras mais procuradas é o Véu da Noiva. O volume e a clareza da água é um verdadeiro refresco para quem encara a trilha de pouco mais de 25 minutos. Para o grupo de amigos liderado pelo estudante Gabriel Brandão, de 16 anos, no período de férias escolares, é quase um compromisso diário curtir o local.
“Moramos em Santa Cruz da Serra, mas com este calor, batemos ponto aqui toda semana”, destacou o estudante.
A fauna e a flora são outros atrativos. É comum cruzar na caminhada com pacas, ou ver no alto das árvores, micos-leões-dourados, preguiças e aves típicas da região, como, gavião, tucano e sabiás. O local também é um centro de pesquisa ambiental para universidades. Seringueiras e bambus gigantes com mais de 20 metros são alguns dos destaques.
Além da população de Duque de Caxias, moradores de outras cidades do Estado buscam o refúgio do calor no Parque Municipal da Taquara. Funcionando de terça a domingo, chega a receber nos finais de semana cerca de três mil visitantes.
“Ir para a praia acaba sendo muito desgastante pelo forte sol. Aqui a vegetação faz o bloqueio dos raios solares e o clima fica mais ameno para aproveitarmos as cachoeiras. Dá para fazer também um bom piquenique”, ressalta o auxiliar de operações, Luiz Gustavo, de 21 anos, do bairro Parque Equitativa.
As visitas guiadas de escolas, Igrejas, associações podem ser agendadas pelo tel: (21) 2787-3696 (FOTOS: RAFAEL BARRETO)

Nenhum comentário: