sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VILA OLÍMPICA DO 25 É OPÇÃO
DE ESPORTE E LAZER EM CAXIAS 
Os primeiros raios de sol vão surgindo no horizonte enquanto o público vai tomando conta da pista de atletismo da Vila Olímpica do 25 de Agosto, em Duque de Caxias. A rotina de atividades físicas para cercas de duas mil pessoas que frequentam diariamente o local, começa bem cedo, às 6 horas, estendendo-se até às 9 horas, na parte da manhã. Para quem prefere praticar exercícios após o trabalho ou escola, o espaço também é liberado no período da noite, das 18h às 22h. Nos fins de semana, os portões ficam abertos de 6h às 17h. A fim de dar melhores condições aos frequentadores, a Secretaria municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a iniciativa privada, está realizando a reforma das quadras, melhorando a iluminação e instalou placas ao redor da pista de atletismo com normas e dicas sobre o esporte.
Praticante de atividade física, o secretário Gilberto Silva costuma aproveitar seu tempo livre dando uma corrida na Vila Olímpica. “Entendo que seja de fundamental importância ter um espaço como a Vila Olímpica disponível para população, pois proporciona a oportunidade dos frequentadores se exercitarem através da caminhada, corrida, musculação e prática de outros esportes, tudo acompanhado por profissionais de Educação Física da secretaria municipal de Esporte e Lazer. Com isso, além do lazer assistido e orientado com segurança, a Prefeitura oferece aos moradores a chance de se prevenirem de doenças causadas pelo sedentarismo”, destacou.
Entre as pessoas que correm ou caminhavam na Vila Olímpica, um senhor de 75 anos chama a atenção pela energia e disposição. Arlindo Ribeiro da Silva, mais conhecido como Ribeiro, treina diariamente no local para maratonas e competições de atletismo. O amor pela corrida desde a infância lhe rendeu o apelido de Canela de Aço, que hoje dá nome a equipe da qual é presidente. Pai de três filhos e avô de três netos, o servidor público aposentado fala com orgulho das conquistas da família.
“Com exceção de uma nora e do meu netinho de três anos, todos têm medalhas de participação em maratonas. Quando corro em alguma competição não busco o primeiro lugar, corro para completar a prova, por diversão e saúde. Esse é o ensinamento que passo aos mais jovens”, disse o experiente competidor, que possui mais de 300 medalhas de participação em competições e é federado na Associação dos Veteranos de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro e na Associação Brasileira de Atletismo Máster.
Incentivado pela filha mais velha e por amigos, o comerciante Erles Silva Nunes, de 41 anos, começou a caminhar na pista de atletismo da Vila Olímpica sozinho há 15 dias e nesse tempo convenceu a irmã Suzana Silva Beirão e a mulher Claudia Brito Nunes, com quem é casado há 25 anos, a acompanha-lo.
“A idade vai chegando e vamos ficando acomodados. Já sinto muita diferença nessas duas semanas em que estou caminhando. Tenho mais ânimo para o trabalho do dia a dia. No dia que não venho, o corpo sente falta”.
Além de abrir a Vila Olímpica para população caminhar, correr ou utilizar os aparelhos de musculação, a secretaria municipal de Esporte e Lazer possui diversos projetos de atividades físicas voltados para o público de diversas idades, da criança ao idoso.
Para os mais novos com idade entre sete e 17 anos, a secretaria tem o Programa de Iniciação Desportiva, de segunda à quinta-feira, que oferece modalidades como vôlei, basquete, futsal, futebol de campo, atletismo, handebol, tênis, badminton e judô. A inscrição é gratuita e feita na própria Vila Olímpica, sendo necessário apenas duas fotos 3x4 e a Xerox da certidão de nascimento e comprovante de residência.
Já o público da melhor idade (acima de 60 anos) tem a oportunidade de se exercitar em atividades oferecidas pelo Programa de Atendimento Comunitário, Viva Bem Terceira Idade, em um dos 15 polos espalhados pela cidade – Centro Esportivo Arnão (Vila Operária), Praça da Apoteose (Vila São Luís), Praça do Pacificador (Centro), Campo do Santa Terezinha (Parque Lafaiete), Campo do Tricolor (Centenário), Praça do Bananal (Bananal), Praça do Sossego (Pantanal), Praça do Rotary (Jardim Primavera), Praça da Figueira (Figueira), Praça da Rua Dois (Jardim Primavera), Praça do Campos Elíseos (Campos Elíseos, próximo a DP), Praça de Nova Campina (Nova Campina), Museu da Taquara (Taquara), Praça da Prainha (Prainha) – inclusive na Vila Olímpica. São oferecidas diversas atividades, de dança e academia na praça a tai chi chuan. As inscrições são realizadas no próprio local. ( Fotos: Letícia Passowski)

Nenhum comentário: