quinta-feira, 3 de abril de 2014

FIRJAN: É IMPOSSÍVEL CONCILIAR
CRESCIMENTO COM JUROS ALTOS
Para a Federação das Indústria, não como conciliar o cescimento da economia com a políticda de juros altos aplicados pelo setor econômico. Essa posição foi reafirmada em nota oficial da entgiade, distribuída logo após o COPOM – Comitê de Política Monetária – haver elevado em 0,25% a taxa básica de juros ,a SELIC, que passou dos 10,75 de março para 11% nesta quinta-feira.
A nota registra que “a oitava alta consecutiva da taxa básica de juros apenas corrobora a necessidade de alterações na política econômica em curso. A opção por uma política fiscal expansionista impõe um grande desafio à política monetária. Prova disso é que, mesmo após alta de 3,75 pontos percentuais da taxa SELIC, as expectativas de inflação encontram-se em patamar mais elevado do que quando foi iniciado o atual ciclo de aperto monetário, há um ano.
O Sistema FIRJAN entende que não há como conciliar juros altos e crescimento elevado, por isso insiste na importância de um superávit primário maior para este ano e os próximos, de forma a reduzir a pressão sobre os preços e ancorar as expectativas de inflação.”
A nota é assinada pela Diretoria da Firjan.

Nenhum comentário: