sexta-feira, 4 de abril de 2014

OPOSIÇÃO INSISTE EM  
CPMI DA PETROBRAS 
Partidos de oposição continuam mobilizados para tentar garantir a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar denúncias envolvendo a Petrobras. Na Câmara, o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), antecipou que o partido vai impedir que qualquer matéria seja votada em plenário até que o colegiado seja criado: ameaça inclui a pauta do esforço concentrado confirmada ontem (3) pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
 “Na próxima segunda (7), dentro do esforço concentrado que tem como primeiros itens a Medida Provisória 628 e 630, vamos obstruir a votação. Vamos fazer obstrução severa e dura porque não podemos permitir que Legislativo se dedique a outra matéria [enquanto] a apuração das denúncias envolvendo a Petrobras fique no segundo plano”, protestou.
Mendonça Filho disse que o DEM está tentando fechar um acordo com outras legendas da oposição para engrossar o movimento que pode dissolver as expectativas do presidente da Câmara, que quer limpar a pauta de votações. Na lista do esforço concentrado estão 48 matérias, entre projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que, segundo Alves, deverão ser votadas todos os dias da semana. Ontem (2), ele lembrou que a pauta ficou trancada desde outubro do ano passado: 30 projetos prioritários esperam na fila.
A previsão é que a leitura do requerimento para instalar a CPI mista seja feita no próximo dia 15 para que a comissão seja imediatamente criada e composta, já que a oposição já protocolou mais assinaturas de apoio ao pedido que o número mínimo exigido pelo Regimento Interno do Congresso – 27 senadores e 171 deputados. Mesmo com a data definida, o DEM não pretende ceder na nova campanha. “Vamos obstruir até lá”, disse Mendonça Filho.

Nenhum comentário: