quinta-feira, 3 de abril de 2014

GOVERNO CORRE COM A
MAQUIAGEM DO GALEÃO
 Segundo pesquisa do portal "Contas Abertas", a três meses da Copa do Mundo, a Infraero acelerou os investimentos. A estatal de infraestrutura aeroportuária investiu R$ 148,3 milhões no 1º bimestre de 2014, valor recorde para o período desde, pelo menos, 2000. Do total orçado para 2014, 60%, ou R$ 1 bilhão, devem ser destinados às obras dos Aeroportos da Copa sob responsabilidade da estatal. Em valores atualizados pela inflação, o total autorizado em orçamento para investimentos da empresa também é o maior dos últimos 15 anos.
Para o diretor da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (Aneinfra), Rodolfo Salomão, é natural que o maior desembolso ocorra nesse período pré-mundial. “Isso acontece, principalmente, porque a Secretaria de Aviação Civil (SAC) iniciou um planejamento no sentido de realizar apenas o que pudesse ser finalizado até a Copa. Foi possível notar que as intervenções do final do ano passado eram rápidas, por exemplo, como troca de escadas rolantes”, explicou.
De acordo com Salomão, a intenção da SAC em fazer esse planejamento era mitigar a possibilidades das obras estarem em andamento durante o Mundial. “O ponto positivo é que as melhorias que foram iniciadas estarão funcionando até junho. Porém, parte do legado previsto para o setor vai ficar para depois da Copa. Obras de infraestrutura, por exemplo, não devem ser concluídas”, conclui.
No final de fevereiro, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, admitiu que as obras nos aeroportos brasileiros não vão ficar prontas a tempo para a competição. Ele garantiu, no entanto, que todos os terminais terão condições de receber os torcedores.
“Todos os aeroportos darão conta da demanda adicional da Copa – alguns com folga, já que o movimento estimado é menor do que o que tivemos no fim do ano. E todos continuarão em obras para atingir seu objetivo primordial, que é garantir conforto e segurança”, afirmou em artigo.

Nenhum comentário: